A linguística de corpus e o ensino de inglês – um estudo da produção escrita de aprendizes brasileiros

Autores

  • Gustavo Estef Lino Da Silveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Linguística de Corpus, blocos lexicais, ensino de escrita, gêneros textuais

Resumo

Segundo Bakhtin (2010) o gênero influencia as escolhas léxico-gramaticais. No entanto, estas escolhas significam que um texto foi bem escrito, de forma coesa e coerente? O que caracteriza um texto como um exemplar prototípico de um determinado gênero? Seria o uso de blocos lexicais característicos de um gênero o melhor método a ensinar a escrita de gêneros textuais? O objetivo deste trabalho é analisar os feixes lexicais produzidos por aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira em um curso livre de idiomas e contrastar a produção linguística dos alunos em textos do gênero resenha de filme com o que se espera que os alunos produzam de acordo com o programa curricular da instituição de ensino. Para isso, lancei mão de preceitos da Linguística de Corpus para extração de dados de forma digital e analisar coletivamente o perfil do grupo de alunos. Os resultados demonstraram que os aprendizes não fazem uso dos blocos lexicais ensinados e que, teoricamente, deveriam fazer parte do gênero resenha de filme.

Biografia do Autor

Gustavo Estef Lino Da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mestrando, UERJ

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Publicado

2018-06-25

Como Citar

Da Silveira, G. E. L. (2018). A linguística de corpus e o ensino de inglês – um estudo da produção escrita de aprendizes brasileiros. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 11(15), 1–30. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35240