A linguística de corpus e o ensino de inglês – um estudo da produção escrita de aprendizes brasileiros
Palavras-chave:
Linguística de Corpus, blocos lexicais, ensino de escrita, gêneros textuaisResumo
Segundo Bakhtin (2010) o gênero influencia as escolhas léxico-gramaticais. No entanto, estas escolhas significam que um texto foi bem escrito, de forma coesa e coerente? O que caracteriza um texto como um exemplar prototípico de um determinado gênero? Seria o uso de blocos lexicais característicos de um gênero o melhor método a ensinar a escrita de gêneros textuais? O objetivo deste trabalho é analisar os feixes lexicais produzidos por aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira em um curso livre de idiomas e contrastar a produção linguística dos alunos em textos do gênero resenha de filme com o que se espera que os alunos produzam de acordo com o programa curricular da instituição de ensino. Para isso, lancei mão de preceitos da Linguística de Corpus para extração de dados de forma digital e analisar coletivamente o perfil do grupo de alunos. Os resultados demonstraram que os aprendizes não fazem uso dos blocos lexicais ensinados e que, teoricamente, deveriam fazer parte do gênero resenha de filme.
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