As raízes ibéricas e populares do teatro de Ariano Suassuna
Palavras-chave:
Auto, Tradição, Cultura popular, Suassuna, TeatroResumo
Este artigo tem por objetivo fazer um recorte das obras de Suassuna, em especial das peças Auto da Compadecida e A Pena e a Lei, para mostrar como essas obras dialogam com a tradição ibérica e popular desde os autos vicentinos e da literatura de cordel até as farsas e o pícaro ibérico, trazendo para a realidade brasileira do séc. XX toda uma manifestação artística e popular gerada na Europa do séc. XVI e que se perpetuou na região do Nordeste. O referencial teórico é embasado pelos estudos de Vassalo (1993), Guidarini (1992), Bergson (1987), Palma (1996), Ataíde (2007) e nas próprias reflexões estéticas de Suassuna (2008).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.