Pronome apassivador? Uma perspectiva cognitiva na análise do pronome se

Autores

  • Cláudia Brandão Vieira UFMG
  • Thaís Maíra Machado de Sá UFMG

Palavras-chave:

Linguística Cognitiva, Pronome se, Sujeito, Índice de indeterminação

Resumo

Este trabalho analisa, sob a perspectiva da  Linguística  Cognitiva,  a  adequação  da  classificação  proposta  pelas  gramáticas  normativas  tradicionais  (GT)  do  pronome  se em partícula apassivadora. Por meio de  conceitos  como  perspectivação,  perfilamento  e  figura‐fundo,  o  estudo  evidencia  que,  em  construções  passivas  sintéticas,  o  pronome  se  possui  primordialmente  a  função  conceitual  de  marcar  a  indeterminação  do  sujeito,  contrariando,  portanto,  a  classificação  normativa.  Tal  constatação  é  relevante  tanto para a problematização do ensino do português brasileiro, como para a difusão de propostas que privilegiem a perspectiva  da Linguística Cognitiva.  

Biografia do Autor

Cláudia Brandão Vieira, UFMG

Doutoranda em Estudos Linguísticos (UFMG)

Thaís Maíra Machado de Sá, UFMG

Doutoranda em Estudos Linguísticos (UFMG)                              

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

Vieira, C. B., & de Sá, T. M. M. (2018). Pronome apassivador? Uma perspectiva cognitiva na análise do pronome se. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 14(21), 411–426. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35125