O texto literário na escola

Autores

  • Aline de Azevedo Gaignoux UERJ

Palavras-chave:

leitura, texto literário, ensino.

Resumo

A escola é o ambiente natural no qual os alunos entram em contato com as linguagens escritas; é, pois, o espaço onde os estudantes devem conviver com diferentes textos de gêneros variados. Nessa perspectiva, o ensino de Língua Portuguesa deve ter como finalidade principal capacitar os estudantes para escrever e interpretar textos satisfatoriamente. Nesse processo, o texto literário será um poderoso aliado, pois, por meio dele, é possível transformar o aluno em leitor e, consequentemente, possibilitar seu ingresso efetivo na sociedade, uma vez que a leitura e a escrita são condições sine qua non para participação social legítima. O presente artigo evidencia as principais características do texto literário e explicita sua importância no ensino de Língua Portuguesa; apresenta ainda uma proposta de atividade para a prática da leitura em sala de aula.

Biografia do Autor

Aline de Azevedo Gaignoux, UERJ

Mestre em Ensino de Língua Portuguesa

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Gaignoux, A. de A. (2014). O texto literário na escola. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 13(19), 495–502. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34959

Edição

Seção

Estudos livres