O olhar subalterno na subversão da comédia: uma análise de “Casamento de branco”, de Altimar Pimentel

Autores

  • Ana Flávia de Andrade Ferraz UnB
  • Otávio Cabral UnB

Palavras-chave:

comédia, esperteza, exploração, sociedade

Resumo

Este artigo faz uma análise da peça de Altimar Pimentel, Casamento de Branco, a partir do enfoque da literatura e sociedade. Na Commedia dell’Arte as personagens faziam uso da esperteza e da artimanha como recurso exclusivo de proteção, de uma forma inteiramente individualista. Nessa peça o autor promove o caminho inverso. Seu protagonista, Benedito, age coletivamente, mostrando-se preocupado com o outro, diferentemente dos seus aparentados distantes. Nesse sentido, Altimar Pimentel, sem se distanciar da tradição, insere sua peça na discussão mais abrangente do mundo moderno.

Biografia do Autor

Ana Flávia de Andrade Ferraz, UnB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Otávio Cabral, UnB

Pós-Doutorando do Programa de Teoria Literária

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Publicado

2014-06-11

Como Citar

Ferraz, A. F. de A., & Cabral, O. (2014). O olhar subalterno na subversão da comédia: uma análise de “Casamento de branco”, de Altimar Pimentel. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 13(18), 37–51. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34887