Ocupar (não) é crime: o jogo político dos sentidos no acontecimento das ocupações estudantis de 2016

Autores/as

  • Bruna Maria de Sousa Santos UFCG
  • Washington Silva de Farias UFCG

Palabras clave:

Ocupações estudantis, confronto discursivo, movimento de significação.

Resumen

O artigo apresenta uma abordagem discursiva sobre o acontecimento das ocupações estudantis ocorridas no Brasil em 2016, a partir da análise de recortes referentes a dois vídeos que tratam da manifestação, sendo um representativo da posição do movimento estudantil, e outro da posição da mídia tradicional. Nosso objetivo é expor movimentos de significação (ORLANDI, 2007) que caracterizam o discurso das e sobre as ocupações, bem como compreender os processos de legitimação e deslegitimação implicados nesses discursos. O trabalho se ancora teoricamente na Análise de Discurso, explorando a s relações entre interpretação e ideologia (ORLANDI, 2012), bem como os conceitos de efeito metafórico (PÊCHEUX, 2014[1969]) e de política do silêncio (ORLANDI, 1993). A análise do corpus demonstra que o jogo político de disputa pelos sentidos que marcou o acontecimento das ocupações se constitui de forma polêmica pelos deslizamentos de sentido “ocupação/luta” e “ocupação/crime”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Maria de Sousa Santos, UFCG

Mestranda em Estudos de Linguagem Programa de Pós - graduação em Linguagem e Ensino Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Washington Silva de Farias, UFCG

Professor Doutor em Linguística Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Publicado

2017-12-22

Cómo citar

SANTOS, Bruna Maria de Sousa; DE FARIAS, Washington Silva. Ocupar (não) é crime: o jogo político dos sentidos no acontecimento das ocupações estudantis de 2016. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 16, n. 25, p. 331–354, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34812. Acesso em: 25 jun. 2025.