O processamento da oração principal: perspectivação e ponto de vista do período
Palavras-chave:
processamento, oração principal, leitura, perspectiva, rastreamento ocular.Resumo
Neste trabalho, discutiremos aspectos do processamento da oração principal em períodos compostos por orações subordinadas adverbiais temporais, tomando como referência a hipótese da oração principal (SMITH; MCMAHON, 1970) para investigar as noções de perspectivação e ponto de vista (GRAUMANN; KALLMEYER, 2002), através de um experimento de leitura usando a técnica do rastreamento ocular. O teste proposto teve fatores estruturais de subordinação (oração principal e subordinada) e de coordenação (oração assindética e sindética), bem como fatores de ordem (posição inicial e final). Os resultados apontaram que a oração principal recebe mais fixação do que a subordinada temporal na leitura por leitores proficientes, não importando a ordem em que ela esteja na frase. Os leitores menos proficientes apresentaram mais fixação na primeira oração, fosse ela principal ou subordinada. Os resultados off-line apontam que a ordem reversa das frases leva os dois grupos a errarem mais ao responder aos comandos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.