O efeito da plausibilidade semântica em contextos subjacentes e não subjacentes em português brasileiro
Palavras-chave:
efeito da lacuna preenchida, processamento, perguntas-QU, ilhas sintáticas, plausibilidade.Resumo
O presente estudo investiga a atuação do processador sintático em frases interrogativas em que o elemento-QU encontra-se na periferia esquerda da oração. De modo complementar e comparativo com o estudo apresentado em Maia, Moura e Souza (2016), ao manipularmos este tipo de estrutura, analisamos como o parser atuaria diante de fenômenos linguísticos, como ilhas sintáticas e plausibilidade semântica em contextos em que não há preenchimento de lacuna. Por meio da técnica de rastreamento ocular, observamos que o efeito de plausibilidade ocorre posteriormente ao efeito de subjacência no curso temporal. Assim, na fase on-line do processamento, a plausibilidade não afeta o processamento de frases em ilhas, mas afeta fora do contexto de ilhas sintáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.