O efeito da plausibilidade semântica em contextos subjacentes e não subjacentes em português brasileiro
Keywords:
efeito da lacuna preenchida, processamento, perguntas-QU, ilhas sintáticas, plausibilidade.Abstract
O presente estudo investiga a atuação do processador sintático em frases interrogativas em que o elemento-QU encontra-se na periferia esquerda da oração. De modo complementar e comparativo com o estudo apresentado em Maia, Moura e Souza (2016), ao manipularmos este tipo de estrutura, analisamos como o parser atuaria diante de fenômenos linguísticos, como ilhas sintáticas e plausibilidade semântica em contextos em que não há preenchimento de lacuna. Por meio da técnica de rastreamento ocular, observamos que o efeito de plausibilidade ocorre posteriormente ao efeito de subjacência no curso temporal. Assim, na fase on-line do processamento, a plausibilidade não afeta o processamento de frases em ilhas, mas afeta fora do contexto de ilhas sintáticas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.