Letramento crítico e o livro didático “alive !”: construindo possibilidades na escola pública
Keywords:
Letramento crítico, livro didático, inglês.Abstract
O livro didático de inglês foi incluído desde 2011 no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sinalizando um momento de valorização da língua estrangeira no Brasil. Nos últimos anos, entretanto, propostas educacionais que restringem a formação para a cidadania e a diversidade têm instigado grandes debates no país. Este artigo pretende analisar e m que medida um livro didático “ Alive ! ” pode contribuir para a capacitação crítica dos alunos e propiciar processos formativos emancipatórios mais permanentes, capazes de resistir a retrocessos nas políticas educacionais. À luz das teorias dos novos letramentos e do letramento crítico (SOARES, 1998; STREET, 1984) e utilizando - se de uma metodologia de pesquisa documental (SILVA et al., 2009), a a nálise aponta que o livro didático “ Alive !” ! apresenta potencial para apoiar um ensino crítico da língua inglesa, devido à forma de abordar os textos, mas, principalmente, devido à heterogeneida de de seu material linguístico.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.