Letramento crítico e o livro didático “alive !”: construindo possibilidades na escola pública

Autores

  • Denise de Souza Silva Pinto UFMG

Palavras-chave:

Letramento crítico, livro didático, inglês.

Resumo

O livro didático de inglês foi incluído desde 2011 no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sinalizando um momento de valorização da língua estrangeira no Brasil. Nos últimos anos, entretanto, propostas educacionais que restringem a formação para a cidadania e a diversidade têm instigado grandes debates no país. Este artigo pretende analisar e m que medida um livro didático “ Alive ! ” pode contribuir para a capacitação crítica dos alunos e propiciar processos formativos emancipatórios mais permanentes, capazes de resistir a retrocessos nas políticas educacionais. À luz das teorias dos novos letramentos e do letramento crítico (SOARES, 1998; STREET, 1984) e utilizando - se de uma metodologia de pesquisa documental (SILVA et al., 2009), a a nálise aponta que o livro didático “ Alive !” ! apresenta potencial para apoiar um ensino crítico da língua inglesa, devido à forma de abordar os textos, mas, principalmente, devido à heterogeneida de de seu material linguístico.

Biografia do Autor

Denise de Souza Silva Pinto, UFMG

Doutoranda em estudos linguísticos

Programa de Pós-graduação em Linguística

Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Pinto, D. de S. S. (2017). Letramento crítico e o livro didático “alive !”: construindo possibilidades na escola pública. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(25), 246–266. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34801