Letramento crítico e o livro didático “alive !”: construindo possibilidades na escola pública
Palavras-chave:
Letramento crítico, livro didático, inglês.Resumo
O livro didático de inglês foi incluído desde 2011 no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sinalizando um momento de valorização da língua estrangeira no Brasil. Nos últimos anos, entretanto, propostas educacionais que restringem a formação para a cidadania e a diversidade têm instigado grandes debates no país. Este artigo pretende analisar e m que medida um livro didático “ Alive ! ” pode contribuir para a capacitação crítica dos alunos e propiciar processos formativos emancipatórios mais permanentes, capazes de resistir a retrocessos nas políticas educacionais. À luz das teorias dos novos letramentos e do letramento crítico (SOARES, 1998; STREET, 1984) e utilizando - se de uma metodologia de pesquisa documental (SILVA et al., 2009), a a nálise aponta que o livro didático “ Alive !” ! apresenta potencial para apoiar um ensino crítico da língua inglesa, devido à forma de abordar os textos, mas, principalmente, devido à heterogeneida de de seu material linguístico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.