Edição 49 (2025.2) - Chamada para publicação

2024-12-04

A Palimpsesto, Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, seleciona artigos para compor seu dossiê “Vozes do Sul: em busca de epistemologias outras”, v. 24, n. 49, organizado por Laura Fraga (mestranda UFRJ) e José Mauro Pinheiro (doutorando UERJ). Nesta edição, buscamos textos que tematizem as relações e as tensões entre linguagem, discurso e ideologia, em especial no que se refere a trabalhos com foco em epistemes outras, não hegemônicas, suleadas, negras, queer, ou seja, as chamadas Vozes do Sul (Pennycook, 2006). Em outros termos, interessam-nos trabalhos propositivos, transgressivos, indisciplinares, com vistas a desabonar e desfazer estruturas de dominação atávicas de alguns grupos – normalmente referidos como “nós” – sobre outros, normalmente conhecidos como “eles”.

 

A tradição epistêmica ocidental caracteriza-se por sistematicamente trazer aos holofotes formações ideológicas características de certos grupos e determinadas classes. No âmbito do fazer científico-acadêmico, por exemplo, é comum deparar-se com ementas, programas e bibliografias majoritariamente brancas, masculinas, heteronormativas que, portanto, não dão conta da totalidade das realidades socioculturais que nos constituem.

 

No entanto, na contramão de tais tendências, também é possível observar a (re)tomada de interesse por autoras/autores e temas do chamado Sul Global. Isso representa uma importante mudança de paradigma. Como nos diz Grada Kilomba (2019), as histórias desses grupos, como os negros, têm sido historicamente silenciadas. Eles raramente são colocados na posição de sujeitos escreventes de suas próprias histórias. Segundo Eni Orlandi (2014), somos assujeitados pela linguagem, que no tempo contemporâneo tende a normalizar a noção de supremacia do igual sobre o diferente. Alguns recursos são acionados, como o uso da palavra diversidade (Pinheiro, 2024), para disfarçar a ideia dominante de que ser diferente também é ser pouco igual.

 

No escopo dos trabalhos a serem veiculados por este dossiê, diferentes noções de discurso e de ideologia poderão ser recrutadas a partir de diferentes perspectivas e paradigmas linguísticos. Ou seja, diversos encaminhamentos teóricos são bem-vindos, ainda que incida ali uma filiação disciplinar que tradicionalmente não se enquadre nesse amplo espectro de efeitos de sentido presentes no termo “análise de/do discurso”.

 

Data limite para a submissão de artigos: 31/05/2025.

 

Publicação prevista para setembro - dezembro de 2025.

 

Para mais informações, verifique a seção "Diretrizes para Autores" neste site.