A CIDADE POR TRÁS DA MÁSCARA: REFLEXÕES ACERCA DO ESPAÇO URBANO BRASILEIRO E DAS RECENTES MANIFESTAÇÕES SOCIAIS A PARTIR DO FILME V DE VINGANÇA
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2013.8775Palabras clave:
Espaço Urbano Brasileiro, V de Vingança, Manifestações Sociais.Resumen
DOI: 10.12957/hne.2013.8775
Semelhantes ao movimento Occupy, ocorrido em diversos países em 2012 e no qualpessoas saíram as ruas com máscaras de Guy Fawkes como forma de protesto, muitosbrasileiros manifestaram este ano em busca do Direito à Cidade e de justiça social embusca de um país menos desigual, cujos investimentos públicos sejam direcionados aossetores mais necessitados como os de saúde e educação. A máscara é na verdade umareferência ao personagem principal do filme V de Vingança, um defensor da liberdadenum país oprimido pela política e que tem planos de destruir um importante prédio dogoverno ao afirmar que mais do que prédios o povo precisa de esperança. Diante disso,pareceu-nos interessante fazer uma análise crítica acerca de como tem se dado aorganização do espaço brasileiro nos últimos anos, assim como as causas dascontradições e tensões neste espaço, que levaram as recentes manifestações popularesnas grandes cidades de nosso país, usando o filme como representação nesta reflexão.