Ensino de Geografia e Trabalho de campo: explorando a Praia Vermelha e a trilha do Morro da Urca-RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2019.74699Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Trabalho de campo, Geografia Física, Praia Vermelha, Rio de Janeiro.Resumo
O ensino de geografia na educação básica é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade que possua um pensamento crítico e que seja capaz de compreender as dinâmicas espaciais nas quais está inserida, tal como, as transformações inerentes à relação sociedade-natureza, construídas a partir do cotidiano. De modo a corroborar com o ensino, defende-se a importância da utilização de trabalhos de campo como uma ferramenta e metodologia de ensino que esteja presente em diversos momentos da trajetória escolar dos estudantes na educação básica. Faz-se também a sugestão de realização de uma atividade de campo, tendo seu roteiro estruturado nas localidades da Praia Vermelha e Morro da Urca, localizado na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, a fim de que se explore suas possibilidades de abordagens acerca da geologia, geomorfologia continental e costeira e da relação urbano-ambiental.Downloads
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Publicado
2023-04-03
Como Citar
FARIA, Richard Almir de Melo. Ensino de Geografia e Trabalho de campo: explorando a Praia Vermelha e a trilha do Morro da Urca-RJ. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 1–18, 2023. DOI: 10.12957/hne.2019.74699. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/74699. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos