A NECESSIDADE DE ACORDOS INTERNACIONAIS AMBIENTAIS SOB A HIDROVIA PARAGUAI PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2024.87775Resumo
A água, recurso essencial para a manutenção e reprodução da vida terrestre, demanda uma gestão eficaz, para o uso consciente e sustentável do mesmo, especialmente no cenário atual, de mudanças climáticas e escassez hídrica. Partindo dessa visão, a gestão das bacias de águas transfronteiriças, requerem atenção, por diferentes fatores, como questões relacionadas a conflitos ambientais. Este trabalho busca, salientar a importância da adoção de acordos internacionais ambientais, no contexto da hidrovia Paraguai Paraná, essa que desempenha um papel de destaque no desenvolvimento e integração entre os países que compõem o cone sul. A necessidade de tais acordos, se faz presente na busca de um uso sustentável do canal fluvial natural e seus recursos, que desde a década de 80, do século XX, apresenta questões ambientais delicadas, referente ao seu trecho 1, que faz parte do Pantanal brasileiro, esse conhecido como um dos patrimônios naturais da humanidade
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Micheli Tomaz Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.