Imagens do antropoceno. O antropoceno como uma questão moral.

A crise climática e o saudosismo do “acolhimento planetário”.

Autores

  • André Amorim de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ).
  • Thiago Henrique Costa Simões Antunes Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2023.80875

Palavras-chave:

Antropoceno e conservadorismo, Acolhimento planetário, Clima e saudosismo, narrativas ecológicas

Resumo

O presente texto busca abordar a recepção do tema Antropoceno através de representações imagéticas. A seleção de imagens procura sondar os efeitos subjetivos e as correlatas visões morais que a crise climática, englobada por este conceito, parece produzir nos sujeitos. Busca entender em que medida tal termo pode servir como sinalizador para avaliar o quanto as questões ecológicas são discutidas a partir de opiniões, que resguardam inspiração numa base hegemônica moral da sociedade capitalista ocidental. Este ideário, calcado na moral conservadora, que vem espraiando seu alcance em direção ao debate ecológico, atrelado a visões de harmonia/integração e exploração/degradação, tem potencial para produzir sérios problemas de ordem política, social, e, sobretudo, ambiental. Evidencia-se que a conformação da moralidade do “acolhimento planetário”, que admite a existência e a dinâmica do planeta como fenômenos engendrados para as demandas funcionais da humanidade, pode ensejar na mobilização de juízos morais, culpabilização, desejos de restauração e reparação, o que implicaria no desvio do foco dos principais agentes na degradação do planeta.

Biografia do Autor

André Amorim de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ).

Graduando em Geografia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Thiago Henrique Costa Simões Antunes, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2023-12-19