CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE DUQUE DE CAXIAS-RJ

Autores

  • Renata Villaça

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2012.3366

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/hne.2012.3366

Esse trabalho tem por objetivo contribuir para a inserção da prática da Educação Ambiental (EA) nas escolas da Rede Municipal de Duque de Caxias. Trata-se de uma breve análise sobre algumas questões socioambientais presentes neste município que se constituem importantes elementos para a construção desse debate. Este estudo observa em que medida essas questões podem contribuir para a implementação da EA nas instituições de ensino, bem como procura tecer algumas observações a respeito das possibilidades de se utilizar dos problemas locais como suporte metodológico para práticas de educação ambiental. Através de abordagens teóricas busco traçar os benefícios e cuidados com a utilização de questões socioambientais locais para se iniciar um processo de educação ambiental, esperando, com isso contribuir para a reflexão da discussão socioambiental que inclua as esferas política, econômica, social e ideológica.

Downloads

Publicado

2012-10-06