ATIVIDADES CINEMATOGRÁFICAS COMO ELEMENTOS IMPORTANTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Autores

  • Jessilyn Gomes da Silva FEBF/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2017.31969

Palavras-chave:

Cinema, Geografia, Resistência.

Resumo

Este artigo busca apresentar articulações entre as atividades cinematográficas e os conhecimentos da ciência geográfica, já que a linguagem audiovisual possibilita o diálogo entre o abstrato e o concreto servindo de mediação para o desenvolvimento de conteúdos fundamentais da Geografia. A partir da ideia de professor-pesquisador e professor-reflexivo, aqueles que refletem sobre e na sua prática, trataremos os dilemas da utilização da linguagem cinematográfica na sala de aula buscando trabalhar primordialmente a crítica aos conteúdos em detrimento da correlação de filmes como atividade para ocupar o tempo em sala de aula. O trabalho será baseado na tríade Cinema-Educação- Geografia, propondo metodologias para trabalhar nas aulas de Geografia a animação brasileira “Uma história de amor e fúria” (Bolognesi, Brasil: 2013) articulando com os conteúdos previstos no Ensino fundamental e Ensino Médio tendo como um dos objetivos específicos demonstrar como a linguagem

cinematográfica pode propagar ideários de resistência.

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