ATIVIDADES CINEMATOGRÁFICAS COMO ELEMENTOS IMPORTANTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Autores

  • Jessilyn Gomes da Silva FEBF/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2017.31969

Palavras-chave:

Cinema, Geografia, Resistência.

Resumo

Este artigo busca apresentar articulações entre as atividades cinematográficas e os conhecimentos da ciência geográfica, já que a linguagem audiovisual possibilita o diálogo entre o abstrato e o concreto servindo de mediação para o desenvolvimento de conteúdos fundamentais da Geografia. A partir da ideia de professor-pesquisador e professor-reflexivo, aqueles que refletem sobre e na sua prática, trataremos os dilemas da utilização da linguagem cinematográfica na sala de aula buscando trabalhar primordialmente a crítica aos conteúdos em detrimento da correlação de filmes como atividade para ocupar o tempo em sala de aula. O trabalho será baseado na tríade Cinema-Educação- Geografia, propondo metodologias para trabalhar nas aulas de Geografia a animação brasileira “Uma história de amor e fúria” (Bolognesi, Brasil: 2013) articulando com os conteúdos previstos no Ensino fundamental e Ensino Médio tendo como um dos objetivos específicos demonstrar como a linguagem

cinematográfica pode propagar ideários de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

GOMES DA SILVA, Jessilyn. ATIVIDADES CINEMATOGRÁFICAS COMO ELEMENTOS IMPORTANTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 2017. DOI: 10.12957/hne.2017.31969. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/31969. Acesso em: 31 maio. 2025.

Edição

Seção

Resumo