ATIVIDADES CINEMATOGRÁFICAS COMO ELEMENTOS IMPORTANTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Autor/innen

  • Jessilyn Gomes da Silva FEBF/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/hne.2017.31969

Schlagworte:

Cinema, Geografia, Resistência.

Abstract

Este artigo busca apresentar articulações entre as atividades cinematográficas e os conhecimentos da ciência geográfica, já que a linguagem audiovisual possibilita o diálogo entre o abstrato e o concreto servindo de mediação para o desenvolvimento de conteúdos fundamentais da Geografia. A partir da ideia de professor-pesquisador e professor-reflexivo, aqueles que refletem sobre e na sua prática, trataremos os dilemas da utilização da linguagem cinematográfica na sala de aula buscando trabalhar primordialmente a crítica aos conteúdos em detrimento da correlação de filmes como atividade para ocupar o tempo em sala de aula. O trabalho será baseado na tríade Cinema-Educação- Geografia, propondo metodologias para trabalhar nas aulas de Geografia a animação brasileira “Uma história de amor e fúria” (Bolognesi, Brasil: 2013) articulando com os conteúdos previstos no Ensino fundamental e Ensino Médio tendo como um dos objetivos específicos demonstrar como a linguagem

cinematográfica pode propagar ideários de resistência.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Zitationsvorschlag

GOMES DA SILVA, Jessilyn. ATIVIDADES CINEMATOGRÁFICAS COMO ELEMENTOS IMPORTANTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 2017. DOI: 10.12957/hne.2017.31969. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/niesbf/article/view/31969. Acesso em: 29 juli. 2025.