A política externa de Maurício Macri: estudo de caso sobre o papel argentino na crise da Venezuela

Autores/as

  • Beatriz Bandeira de Mello Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.12957/neiba.2018.38790

Palabras clave:

Política Externa, Argentina, Venezuela, Maurício Macri

Resumen

O presente artigo analisa a política externa do presidente Maurício Macri eleito em dezembro de 2015. O objetivo é identificar características do atual modelo de inserção internacional argentino frente aos desafios regionais a partir do contraste com a posição defendida nos anos Kirchner. O trabalho parte de um estudo de caso sobre o papel da diplomacia argentina na escalada da crise na Venezuela. A metodologia empregue tem como base a análise crítica dos discursos oficiais do presidente Maurício Macri e dos chanceleres que compõem o Ministerio de Relaciones Exteriores y Culto e também dos comunicados e notas emitidos no período entre dezembro de 2015 e dezembro de 2017. Sugere-se que a postura assumida pela diplomacia argentina e, em particular, pelo presidente Maurício Macri, representa uma mudança em relação ao governo anterior principalmente no que tange à pauta de integração regional e ao alinhamento com os países da América Latina.

Biografía del autor/a

Beatriz Bandeira de Mello, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduada em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UNIRIO. Assistente de Pesquisa no Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL/UNIRIO) e no Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP/UERJ)

Publicado

2019-05-19

Cómo citar

BANDEIRA DE MELLO, Beatriz. A política externa de Maurício Macri: estudo de caso sobre o papel argentino na crise da Venezuela. Revista Neiba, Cadernos Argentina Brasil, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. e38790, 2019. DOI: 10.12957/neiba.2018.38790. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/neiba/article/view/38790. Acesso em: 27 jul. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ | DOSSIER SIMPORI 2018