A Universidade e o Conhecimento Latino-americanos: Os Saberes Hegemônicos e os Desafios da Integração Latino-americana
Abstract
O acesso ao ensino superior tem sido uma importante demanda para parte dos grupos sociais classificados politicamente como “minorias”. Nesse sentido, a universidade tem um papel importante, embora não exclusivo, de interlocução e de confronto epistemológico entre as elites intelectuais e os grupos que tentam encontrar espaço nessas trincheiras. Esse confronto tem desestruturado, se não concretamente, com certeza em termos discursivos, as elites integradas da universidade. A Universidade é ao mesmo tempo um lugar de produção de conhecimento e um “centro reprodutor” do mesmo. No caso de uma universidade latino-americana essa atitude de “reprodução” é particularmente grave quando o que se reproduz é o conhecimento dos centros política e economicamente dominantes: Estados Unidos, principalmente, e o Ocidente Europeu. O desafio é então a produção de um conhecimento original. Falamos de originalidade em dois sentidos, por um lado, na produção de conhecimentos fundamentados em nossas origens, muito fundamentalmente nas cosmovisões indígenas, mas também em todos os saberes populares e na análise e reflexão da nossa própria história; e por outro, fundamentar esses conhecimentos a partir de autores latino-americanos.
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