Soberania como responsabilidade: uma nova visão para a segurança internacional.
Palavras-chave:
Soberania, Segurança Humana, Segurança InternacionalResumo
O conceito e o exercício prático da soberania são marcados por intensos debates e críticas que dotam o estudo da temática de extrema complexidade. Em sua definição mais concisa, a soberania é considerada como a fonte última de autoridade numa comunidade política. Entretanto, não há um significado único e universal ao qual este conceito responda. O presente artigo tem como objeto verificar a localização do conceito de soberania e como isso afeta as ações estatais relativas à segurança internacional. Dessa maneira, abordagens como a segurança humana, que pleiteiam a necessidade da análise de ameaças mais abrangentes à segurança estatal e de novos sujeitos, além do Estado, a serem protegidos, desenvolvem-se como um novo desafio à concepção clássica da soberania. A hipótese a seguir é a de que abordagens como a da segurança humana demonstram a emergência de uma nova concepção da soberania, agora vista como responsabilidade, que ampliou significativamente os deveres do Estado vis-à-vis sua população.
Referências
COSTA, Frederico Carlos de Sá (2011). Estudos Estratégicos no Século XXI: Soberania e Intervenção.In: Anais do 5. Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ENABED). Fortaleza:2011. p 1-22. Disponível em: <http://www.academia.edu/2496955/Soberania_e_intervencao> Acesso em: 12 set. 2013.
COSTA, Frederico Carlos de Sá, 2008 Doutrina de Segurança Nacional: entre o passado e o futuro.2008. 195 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IESP), Rio de Janeiro.
HINSLEY, F. H. Sovereignty.(1966). New York: Basic Books, In., Publishers.
KRASNER, Stephen D, 2001. Rethinking the sovereign state model. Review of International Studies, 27, p.17-42.
PETERS, Anne, 2009. Humanity as the A and Ω of Sovereignty. The European Journal of International Law, vol.20, n.3, p.513-544.
RODRIGUES, Thiago, 2013. Segurança planetária: entre o climático e o humano. Ecopolítica, São Paulo, n.3, p.5-41, 2012. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/ecopolitica/article/view/11385>. Acessoem: 10 jan.
SALEM, Walid (2008). Human Security from Below: Palestinian Citizens Protection Strategies, 1988-2005. In: DEN BOER, Monica; WILDE, Jaap de. (Eds.). The Viability of Human Security. Amsterdam: Amsterdam University Press, p. 179-201.
ZAUM, Dominik (2007). The Sovereignty Paradox. The norms and Politics of International Statebuilding. New York: Oxford University Press, 297p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Revista Neiba, Cadernos Argentina-Brasil, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License