A representação da ultradireita na cultura pop: ressentimento, teorias da conspiração e redes sociais em The Boys | The representation of the far-right in pop culture: resentment, conspiracy theories and social media in The Boys
Palabras clave:
Ultradireita, Cultura pop, The BoysResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a maneira que as ultradireitas contemporâneas são representadas na cultura pop, utilizando como estudo de caso a série televisiva The Boys. Entende-se que, por abordar temas como autoritarismo, manipulação midiática e mobilização de paixões, a série oferece um rico campo para compreender a construção de narrativas ultradireitistas. O artigo parte de uma contextualização teórica sobre a ascensão da ultradireita contemporânea, destacando suas principais características e causas. A seguir, busca-se analisar seu modus operandi, abordando temas como políticas de ressentimento, teorias da conspiração e uso de redes sociais para mobilizar e engajar apoiadores. Conclui-se que The Boys serve não apenas como metáfora da realidade contemporânea, mas também como ferramenta analítica útil para compreender os mecanismos discursivos e emocionais mobilizados pelas novas ultradireitas.
Descargas
Citas
Abrahamsen, R. et al. (2020) ‘Confronting the International Political Sociology of the New Right’. International Political Sociology, 14(1). Disponível em: https://academic.oup.com/ips/article-abstract/14/1/94/5733118?redirectedFrom=fulltext [Acesso em: 19 fev. 2025].
Arriola, T. F. (2023). Far-right parties youth social media targeting: An analysis of Vox's Instagram and TikTok Activity. Charles University. Disponível em: https://dspace.cuni.cz/handle/20.500.11956/187369 [Acesso em: 01 abr. 2025].
Barbosa Jr., R.; Casarões, G. (2022). ‘Statecraft under God: Radical Right Populism meets Christian Nationalism in Bolsonaro’s Brazil’. Millennium: Journal of International Studies.
Bomfim, T. (2024). ‘Pizzagate’: 1ª grande fake news trumpista foi central na eleição de 2016’. Uol. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/09/19/pizza-gate-fake-news-eua.htm [Acesso em: 10 mar. 2025].
Carta Capital. (2022). 'Bolsonaro distorce decreto de Lula em discurso homofóbico durante ato em igreja evangélica'. (2022). Carta Capital. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/bolsonaro-distorce-decreto-de-lula-em-discurso-homofobico-durante-ato-em-igreja-evangelica/ [Acesso em: 09 abr. 2025].
Casarões, G; Farias, D. (2021). ‘Brazilian foreign policy under Jair Bolsonaro: far-right populism and the rejection of the liberal international order’. Cambridge Review of International Affairs.
Cinelli, M., et al. (2021). ‘The Echo Chamber Effect on Social Media’. Proceedings of the National Academy of Sciences, 118(9). Disponível em: https://www.pnas.org/doi/abs/10.1073/pnas.2023301118?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub++0pubmed [Acesso em: 01 abr. 2025].
Da Empoli, G. (2020). Os Engenheiros do Caos. São Paulo: Ed. Vestígio.
Damhuis, K.; Rashkova, E. R. (2024). ‘The politics of resentment: what is it and how is it mobilized by populist radical right-wing parties in different contexts?’ Frontiers in Political Science, 6. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/political-science/articles/10.3389/fpos.2024.1390228/full [Acesso em: 26 mar. 2025].
Doroshenko, L.; Tu, F. (2023) ‘Like, Share, Comment, and Repeat: Far-right Messages, Emotions, and Amplification in Social Media’. Journal of Information Technology & Politics, 20(3).
Eatwell, R; Goodwin, M. (2020). Nacional-populismo: A revolta contra a democracia liberal. São Paulo: Editora Record.
Fassin, E. (2019). Populismo e ressentimento em tempos neoliberais. Rio de Janeiro: EdUERJ.
Flor, K. (2025). ‘Big techs desafiam a democracia e favorecem a extrema direita’. Le Monde Diplomatique Brasil. Disponível em: https://diplomatique.org.br/big-techs-desafiam-a-democracia-e-favorecem-a-extrema-direita/ [Acesso em: 07 abr. 2025].
Gen V. (2023). 1 temporada. Direção: Nelson Cragg et al. Produção: Eric Kripke et al. EUA: Amazon Studios. Disponível em: https://www.primevideo.com/region/na/detail/0QL016992N86EED5P1FO3ER0P5/ref=atv_sr_fle_c_srce7a38_1_1_1?sr=1-1&pageTypeIdSource=ASIN&pageTypeId=B0CBKM31DY&qid=1742232410168 [Acesso em: 17 mar. 2025]
Hagen, L. (2022). ‘The ReAwaken America Tour unites conservative Christians and conspiracy theorists’. NRP. Disponível em: https://www.npr.org/2022/11/02/1133477897/reawaken-america-brings-together-some-of-the-u-s-most-prolific-conspiracy-theori [Acesso em: 21 nov. 2025].
Hailer, M. (2024). ‘The Boys: série da Amazon desenha como funciona estética TikTok da extrema direita’. Revista Fórum. Disponível em: https://revistaforum.com.br/opiniao/2024/7/4/the-boys-serie-da-amazon-desenha-como-funciona-estetica-tiktok-da-extrema-direita-161606.html [Acesso em: 07 abr. 2025].
Han, B.C. (2022). Infocracia: Digitalização e a crise da democracia. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes.
Lobão, A. (2025). ‘Como a extrema direita dominou o uso da internet?’. Revista Fórum. Disponível em: https://revistaforum.com.br/opiniao/2025/3/6/como-extrema-direita-dominou-uso-da-internet-175253.html [Acesso em: 07 abr. 2025].
Magalhães, D. (2018a). 'A volta do Gran Torino: os eleitores de Trump no mundo globalizado'. Estado da Arte. Disponível em: https://estadodaarte.estadao.com.br/politica/a-volta-do-gran-torino-os-eleitores-de-trump-no-mundo-globalizado/ [Acesso em: 27 mar. 2025].
Magalhães, D. (2018b). ‘Quem tem medo do globalismo?’ Estado da Arte. Disponível em: https://estadodaarte.estadao.com.br/historia/quem-tem-medo-do-globalismo/ [Acesso em: 31 mar. 2025].
Milanovic, B. (2016). Global Inequality: A New Approach for the Age of Globalization. Harvard University Press.
Mudde, C. (2007). Populist Radical Right Parties in Europe. Cambridge University Press.
Mudde, C. (2022). A Extrema Direita Hoje. Rio de Janeiro: Ed. EdUERJ.
Mudde, C.; Kaltwasser, C. (2017). Populismo: Uma brevíssima introdução. Lisboa: Gradiva.
Oliveira, P. C. (2022). ‘Dos Protocolos dos Sábios de Sião ao Q-Anon: a renovação do discurso conspiracionista na extrema-direita contemporânea’. Intellèctus, 21(1). Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9145388 [Acesso em: 26 mar. 2025].
Pirro, A. L. P. (2023). ‘Far right: The significance of an umbrella concept’. Nations and Nationalism, 29(1). Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/nana.12860 [Acesso em: 25 mar. 2025].
Rodrik, D. (2021). ‘Why Does Globalization Fuel Populism? Economics, Culture, and the Rise of Right-Wing Populism’. Annual Reviews of Economics, 13. Disponível em: https://drodrik.scholar.harvard.edu/files/dani-rodrik/files/why_does_globalization_fuel_populism.pdf [Acesso em: 09 abr. 2025].
Sanahuja, J. A.; Burian, C. L. (2020). ‘The New Latin American Neo-Patriotic Far-Right: Reactionary Internationalism and Its Challenge to the International Liberal Order’. Conjuntura Austral, 11(55). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ConjunturaAustral/article/download/106956/58611 [Acesso em: 25 mar. 2025].
Schmitt, C. (2008). O Conceito do Político / Teoria do Partisan. Ed. Del Rey.
The Boys. (2019–). 4 temporadas. Direção: Eric Kripke et al. Produção: Eric Kripke, et al. EUA: Amazon Studios. Disponível em: https://www.primevideo.com/-/pt/detail/The-Boys/0KRGHGZCHKS920ZQGY5LBRF7MA [Acesso em: 12 mar. 2025].
Wirz, D. (2018). ‘Persuasion through emotion? An experimental test of the emotion-eliciting nature of populist communication’. International Journal of Communication, 12. Disponível em: https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/7846/2287 [Acesso em: 03 abr. 2025].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Guilherme Theodoro Gusson

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Mural Internacional pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Mural Internacional, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Mural Internacional, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
