Combatendo a Cultura da Fome através da Arte: o papel do teatro político nos cursos de graduação | Combating the Culture of Hunger through Art: the role of political theatre in undergraduate courses
Palabras clave:
Teatro do oprimido, Fome, Metodologia emancipatóriaResumen
Como podemos ensinar questões políticas sensíveis de forma significativa? Este artigo tem como objetivo contribuir para as discussões sobre o impacto da arte, especificamente do teatro, na construção da paz como uma ferramenta pedagógica e emancipatória. Apresentamos, como estudo de caso, o trabalho do Grupo de Teatro Político Interna-só-na-mente, projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, no Brasil. Especificamente, descrevemos e relatamos o processo de criação e os resultados da apresentação da peça Fome, produzida pelo grupo em 2021. A peça aborda o fenômeno da fome como problema econômico-social, resultado de escolhas político-sociais. Partimos do pressuposto de que a metodologia do grupo é capaz de atingir símbolos, emoções e sentimentos, alcançando objetivos de aprendizagem significativa. Como resultado, observamos como o processo acadêmico-artístico muda a compreensão dos membros do grupo sobre o fenômeno, e traz essa compreensão para os espectadores, para desconstruir a violência estrutural e simbólica que nos cerca.
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