Modos de participar: irreverências e interferências numa escola de educação profissional e tecnológica

Autores

  • Cynthia Krüger Quinino Marciano Laurindo Instituto Federal do Espírito Santo
  • Ana Lucia Coelho Heckert Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61845

Palavras-chave:

participação estudantil, educação, políticas públicas

Resumo

Este artigo compartilha os movimentos e alguns resultados de uma pesquisa de Mestrado que buscou acompanhar os modos de participar dos estudantes e suas interferências nos processos de formação e gestão no Ifes – Campus Serra/ES. Este percurso de pesquisa foi construído a partir dos referenciais da pesquisa-intervenção e aconteceu por meio da tessitura de conversas com participantes de movimentos sociais, estudantes e trabalhadores desta Escola. Neste artigo debatemos as formas de participação não institucionalizadas efetuadas por estudantes, partilhando as produções do jornal No Muro. Concluímos apontando que estes modos de participar interferem nos processos de formação e gestão do Ifes e colocam em análise práticas cotidianas, muitas vezes silenciadas no cotidiano da Escola.

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Publicado

2021-08-27

Como Citar

LAURINDO, Cynthia Krüger Quinino Marciano; HECKERT, Ana Lucia Coelho. Modos de participar: irreverências e interferências numa escola de educação profissional e tecnológica. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, 2021. DOI: 10.12957/mnemosine.2021.61845. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/61845. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

Parte Especial - Dossiê: Metodologias em ato no campo das ciências humanas

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