A invenção de si como outramento: Biografemas do trabalho docente

Autori

  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo
  • Heliana de Barros Conde Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.85823

Parole chiave:

Biografemas; Educação; Docentes

Abstract

O objetivo principal desta pesquisa foi produzir conhecimentos no âmbito das práticas educacionais, na relação com as experiências vividas por professores/as. O intuito foi resistir ao apagamento de histórias e experiências, tendências neoliberais que prevalecem hoje e insistem em colocar docentes como não sujeitos da e na história nas propostas educacionais em redes públicas de ensino. A contrapelo dessas políticas públicas moldadas e esvaziadas de sentido para esses e essas profissionais em situação de trabalho, busca-se fortalecê-los, na perspectiva de transformação deste presente que está posto e na construção de outros futuros possíveis, com horizontes mais abertos no campo da educação. A proposta de pesquisa nasceu nesse contexto. Inspirada nas leituras de Roland Barhtes tem como estratégia metodológica os biografemas, propostos por esse autor. Os resultados indicam a relevância do narrar histórias em educação, narrar experiências e colocá-las em diálogo para repensar práticas docentes. Narrar favorece o pensar, exercita o pensamento e força o vivido a se recriar no curso da experiência, reposiciona práticas e pode inventar modos outros de ser docente, resistindo às tentativas de apagamento da história que docentes escrevem.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2024-07-11

Come citare

BARROS, Maria Elizabeth Barros de; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. A invenção de si como outramento: Biografemas do trabalho docente. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, 2024. DOI: 10.12957/mnemosine.2023.85823. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/85823. Acesso em: 13 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

1 2 3 4 5 6 7 > >>