Cadernos Colaborativos: experiência de co-criação e formação em saúde

Autori

  • Flavia Liberman
  • Marcia Machado de Moraes
  • Viviane Santalucia Maximino

Parole chiave:

Cadernos Colaborativos, Terapia Ocupacional, Formação

Abstract

Processos de ensino-aprendizagem trazem inúmeros desafios, exigindo dos educadores reflexão constante sobre os modelos que os orientam. Além dos desafios técnicos, encontramos na formação em saúde a necessidade de desenvolver reflexão sobre conceitos e contextos, trabalho em equipe, escuta, sensibilidade, entre outros. Neste artigo, apresentamos os Cadernos Colaborativos enquanto dispositivo de produção e acompanhamento do processo formativo-criativo de alunos de graduação de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Paulo. Tal experiência consistiu na produção dos Cadernos e na realização de narrativas pelos estudantes, no diário e ensaio fotográfico da pesquisadora. Possibilitou uma interferência neste grupo envolvendo diferentes linguagens: escrita, desenho, colagem, pintura etc., e nos levou a diferentes problematizações, entre elas: a potência deste dispositivo enquanto registro, elaboração e produção de pensamento, além dos embates provocados pela proposta colaborativa e em co-criação e questões que emergiram em relação à formação do profissional de saúde com seus desafios, potências e contradições.

 

 

 

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Flavia Liberman

Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. Docente no programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e no Programa de Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista.

Marcia Machado de Moraes

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista.

Viviane Santalucia Maximino

Docente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista.

Pubblicato

2019-10-17

Come citare

LIBERMAN, Flavia; MORAES, Marcia Machado de; MAXIMINO, Viviane Santalucia. Cadernos Colaborativos: experiência de co-criação e formação em saúde. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45979. Acesso em: 26 set. 2025.

Fascicolo

Sezione

B - Dispositivos de formação em saúde e políticas de escrita/narratividade