Cadernos Colaborativos: experiência de co-criação e formação em saúde

Autores/as

  • Flavia Liberman
  • Marcia Machado de Moraes
  • Viviane Santalucia Maximino

Palabras clave:

Cadernos Colaborativos, Terapia Ocupacional, Formação

Resumen

Processos de ensino-aprendizagem trazem inúmeros desafios, exigindo dos educadores reflexão constante sobre os modelos que os orientam. Além dos desafios técnicos, encontramos na formação em saúde a necessidade de desenvolver reflexão sobre conceitos e contextos, trabalho em equipe, escuta, sensibilidade, entre outros. Neste artigo, apresentamos os Cadernos Colaborativos enquanto dispositivo de produção e acompanhamento do processo formativo-criativo de alunos de graduação de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Paulo. Tal experiência consistiu na produção dos Cadernos e na realização de narrativas pelos estudantes, no diário e ensaio fotográfico da pesquisadora. Possibilitou uma interferência neste grupo envolvendo diferentes linguagens: escrita, desenho, colagem, pintura etc., e nos levou a diferentes problematizações, entre elas: a potência deste dispositivo enquanto registro, elaboração e produção de pensamento, além dos embates provocados pela proposta colaborativa e em co-criação e questões que emergiram em relação à formação do profissional de saúde com seus desafios, potências e contradições.

 

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flavia Liberman

Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. Docente no programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e no Programa de Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista.

Marcia Machado de Moraes

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista.

Viviane Santalucia Maximino

Docente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista.

Publicado

2019-10-17

Cómo citar

LIBERMAN, Flavia; MORAES, Marcia Machado de; MAXIMINO, Viviane Santalucia. Cadernos Colaborativos: experiência de co-criação e formação em saúde. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45979. Acesso em: 27 jun. 2025.

Número

Sección

B - Dispositivos de formação em saúde e políticas de escrita/narratividade