Práticas “psi” e cárcere: recolhendo efeitos de uma intervenção na prisão

Autori

  • Fabrício Martins Pinto
  • Isis Hoffmann Prates
  • Maria Elizabeth Barros de Barros
  • Ramon Pinto Valim
  • Tuhany de Oliveira Sabino

Parole chiave:

intervenção, prisão, práticas “psi”

Abstract

O artigo apresenta uma experiência de intervenção, realizada por um grupo de trabalho do curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo, em uma unidade penitenciária estadual. Essa intervenção envolveu dez encontros com detentos da instituição e reuniões com o profissional psicólogo da unidade, nos quais se realizavam grupos com o objetivo de trabalhar a experiência do cárcere e seus atravessamentos. Para tanto, contava-se com a criação de dispositivos que disparassem um debate entre os envolvidos. O texto, elaborado em seções, narra parte desse processo, trazendo elementos teóricos e reportando-se a situações decorridas. Busca-se tecer análises da prisão, da punição, dos efeitos da intervenção, problematizando as possibilidades e limites de práticas “psi” nessa trama.

 

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Biografie autore

Fabrício Martins Pinto

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Isis Hoffmann Prates

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Maria Elizabeth Barros de Barros

Professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Ramon Pinto Valim

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Tuhany de Oliveira Sabino

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Pubblicato

2017-10-13

Come citare

PINTO, Fabrício Martins; PRATES, Isis Hoffmann; BARROS, Maria Elizabeth Barros de; VALIM, Ramon Pinto; SABINO, Tuhany de Oliveira. Práticas “psi” e cárcere: recolhendo efeitos de uma intervenção na prisão. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41714. Acesso em: 22 mag. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos

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