Espessura de vida: uma outra margem do aprender

Autori

  • Neusa Kern Hickel
  • Tania Mara Galli Fonseca

Parole chiave:

aprender, autoria, individuação

Abstract

O estudo de Ética de Spinoza, através de Deleuze, é ponto de partida para compor uma rede, na qual o aprender escapa das polaridades sujeito-objeto e das tramas da representação. Indicada pela concepção de individuação e logo problematizada pelos lugares de autoria e de autor, procura em seu emaranhado, assinalar as possibilidades de reverter a individualização. A tentativa de urdir com uma diversidade de conceitos no âmbito da filosofia da diferença, tais como gênero de conhecimento, dimensões da individuação, plano de imanência, dentre outros, faz com que a trama seja tomada de intensidades que convocam outras proposições - o tempo-duração, o fora. Desse modo, o texto ‘destecido’ mantém-se como um todo-aberto.

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Pubblicato

2012-12-17

Come citare

HICKEL, Neusa Kern; FONSECA, Tania Mara Galli. Espessura de vida: uma outra margem do aprender. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41561. Acesso em: 13 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos