Mídia, imagem e subjetividade

Autori

  • Leila Domingues Machado

Parole chiave:

Mídia, Subjetividade, Imagem, Sociedades Contemporâneas, Modos de vida

Abstract

Trata-se de uma discussão sobre a mídia e suas ressonâncias nos modos de subjetivação contemporâneos. Isto porque, no mundo em que vivemos hoje, a mídia produz modulações nos modos de vida. Nesse sentido, se a mídia colabora para o empobrecimento, para as segregações, para a ascensão de particularismos e de racismos, para a evolução de um contexto moral de insipidez e desencanto, isto se faz por meio de sua utilização e não por sua “natureza”. Faz-se pelo não compromisso ético de constituição e de manejo de seus dispositivos, por sua maior ou menor aderência às forças do capital ou à captura imaginária das almas. Enfim, é proposto um tratamento da questão que não recaia no julgamento da mídia como portadora de uma natureza boa ou ruim, pois, como um meio, ela pode ser utilizada de múltiplas formas. 

Pubblicato

2009-08-09

Come citare

Machado, L. D. (2009). Mídia, imagem e subjetividade. Mnemosine, 5(1). Recuperato da https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41420

Fascicolo

Sezione

Artigos