Mídia, imagem e subjetividade

Autores/as

  • Leila Domingues Machado

Palabras clave:

Mídia, Subjetividade, Imagem, Sociedades Contemporâneas, Modos de vida

Resumen

Trata-se de uma discussão sobre a mídia e suas ressonâncias nos modos de subjetivação contemporâneos. Isto porque, no mundo em que vivemos hoje, a mídia produz modulações nos modos de vida. Nesse sentido, se a mídia colabora para o empobrecimento, para as segregações, para a ascensão de particularismos e de racismos, para a evolução de um contexto moral de insipidez e desencanto, isto se faz por meio de sua utilização e não por sua “natureza”. Faz-se pelo não compromisso ético de constituição e de manejo de seus dispositivos, por sua maior ou menor aderência às forças do capital ou à captura imaginária das almas. Enfim, é proposto um tratamento da questão que não recaia no julgamento da mídia como portadora de uma natureza boa ou ruim, pois, como um meio, ela pode ser utilizada de múltiplas formas. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-08-09

Cómo citar

MACHADO, Leila Domingues. Mídia, imagem e subjetividade. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41420. Acesso em: 17 jun. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a