Experienciações de uma psicóloga em uma escola de educação profissional e tecnológica

Autores/as

  • Alini Altoé Instituto Federal do Espírito Santo – Campus São Mateus
  • Cristiana Mara Bonaldi Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2021.61850

Palabras clave:

educação, psicologia, experienciação

Resumen

Apresenta conversas e experienciações de uma psicóloga do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus. Expõe os modos de trabalho da profissional de psicologia que emergem nessa escola. Traz pistas de como fortalecer os processos formativos que valorizem as problematizações e superem os modos hegemônicos de ser psicólogo(a), em prol de outros modos de pensar, criar, sentir, agir e viver. Discute a formação como processualidade, ou seja, as experienciações podem produzir no(a) profissional de psicologia uma abertura à sua própria transformação. Desse modo, abrem possibilidades para problematizações, desnaturalizações e produção de outros modos de trabalho do(a) psicólogo(a) na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-08-27

Cómo citar

ALTOÉ, Alini; BONALDI, Cristiana Mara. Experienciações de uma psicóloga em uma escola de educação profissional e tecnológica. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, 2021. DOI: 10.12957/mnemosine.2021.61850. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/61850. Acesso em: 16 jun. 2025.

Número

Sección

Parte Especial - Dossiê: Metodologias em ato no campo das ciências humanas