Considerações sobre a métis, a inteligência astuciosa

Autores/as

  • Joseane Tavares de Azeredo Silva Universidade Federal Fluminense
  • Hélder Pordeus Muniz Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

métis, atividade humana, inteligência astuciosa

Resumen

Este artigo se propõe a abordar o tema da métis (inteligência astuciosa) a partir da psicodinâmica do trabalho e de estudos de psicologia histórica. Ele nos ajuda a compreender como os trabalhadores conseguem fazer face aos imprevistos no trabalho, criando novos macetes e táticas. A métis é parte constituinte do pensamento grego antigo. Conhecê-la nos provoca questões fundamentais sobre o tema da atividade, que atravessa a vida de todos os viventes e é responsável por toda produção humana. A mobilização da inteligência astuciosa dos trabalhadores permite gerir a variabilidade que é intrínseca a qualquer meio de trabalho, na busca tanto da qualidade do trabalho como de sua saúde.

 

Biografía del autor/a

Joseane Tavares de Azeredo Silva, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga da Universidade Federal Fluminense. Realizou doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense.  

Hélder Pordeus Muniz, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular do Departamento e da Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2017-12-04

Cómo citar

Silva, J. T. de A., & Muniz, H. P. (2017). Considerações sobre a métis, a inteligência astuciosa. Mnemosine, 13(2). Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41743

Número

Sección

Artigos