Educação como prática transformadora em um projeto de extensão em saúde mental

Autores/as

  • Cristiane Bremenkamp Cruz UFES
  • Maria Elizabeth Barros de Barros UFES
  • Nailane Fabris Rosa Prefeitura Municipal de Colatina-E.S.

Palabras clave:

Reforma Psiquiátrica, Desinstitucionalização da loucura, Residências Terapêuticas, Saúde Mental

Resumen

Este artigo apresenta narrativas de um trabalho realizado durante a formação em psicologia em duas Residências Terapêuticas no município de Cariacica, ES. As Residências Terapêuticas são um dispositivo da Reforma Psiquiátrica propostas com o objetivo de contribuir para o processo de desinstitucionalização da loucura. Discutem-se neste artigo as vicissitudes cotidianas enfrentadas no trabalho realizado, narram-se algumas experiências a partir das quais acompanhamos processos de produção de autonomia em gestação e apresentam-se alguns conceitos operativos da Análise Institucional que funcionam como ferramentas para orientar as análises dos acontecimentos que perpassam o cotidiano. A direção do trabalho é a de habitar a tênue linha do cuidado que não resvala em tutela e cerceamento dos processos de autonomia. Conclui-se que a saída dos usuários de saúde mental dos hospitais psiquiátricos para as Residências Terapêuticas não garante a produção de práticas de liberdade e cuidado, exigindo-se que haja constantes enfrentamentos das instituições produtoras de exclusão ainda incrustadas nas subjetividades contemporâneas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane Bremenkamp Cruz, UFES

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011)
Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2014)
Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo e, atualmente, professora substituta no departamento de Psicologia desta mesma universidade.

 

Maria Elizabeth Barros de Barros, UFES

Psicóloga, Professora titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Nailane Fabris Rosa, Prefeitura Municipal de Colatina-E.S.


Psicóloga formada na Universidade Federal do Espírito Santo (2011), instituição onde também concluiu o Mestrado em Psicologia (2014). 
Atualmente, servidora pública na Prefeitura Municipal de Colatina-E.S.

Publicado

2019-12-08

Cómo citar

CRUZ, Cristiane Bremenkamp; BARROS, Maria Elizabeth Barros de; ROSA, Nailane Fabris. Educação como prática transformadora em um projeto de extensão em saúde mental. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/48323. Acesso em: 14 may. 2025.

Número

Sección

Parte Geral - Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>