Experiências de professores na pandemia por covid-19: narratividade e políticas de educação, saúde e trabalho

Authors

  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Carolina de Andrade Freitas Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Lívia Maria Martins Hermelino Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Kelly Naiara Soares de Souza Santos Universidade Federal de São João del-Rei
  • Miguel Levi de Oliveira Lucas Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.85821

Keywords:

Clínicas do trabalho; Cartografia; Educação

Abstract

A história da humanidade ficou marcada, em 2020, por um momento de dificuldades e de transformação: a pandemia de COVID-19, complexo obstáculo a ser superado. O trabalho docente teve de ser reinventado pelo ensino remoto. Diante das transformações do processo de ensino-aprendizagem, foi crucial criar espaços de registros das histórias de atividades vivenciadas, que demonstrassem as estratégias realizadas e construídas pelos docentes, propiciando análises das políticas de educação e saúde em suas interrelações. Este trabalho apresenta parte dos resultados da pesquisa que se propôs, pautada em pressupostos das Clínicas do Trabalho, a pensar suas memórias e histórias registradas em uma plataforma virtual aberta construída por três Universidades Brasileiras do sul e do sudeste. Utilizamos o material já publicizado para fomentar a ampliação dessa rede de conversação e análise do trabalho e das políticas de educação e saúde através de levantamento bibliográfico associado ao material narrativo cartografado e arquivado no dispositivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-07-11

How to Cite

BARROS, Maria Elizabeth Barros de; FREITAS, Maria Carolina de Andrade; HERMELINO, Lívia Maria Martins; SANTOS, Kelly Naiara Soares de Souza; LUCAS, Miguel Levi de Oliveira. Experiências de professores na pandemia por covid-19: narratividade e políticas de educação, saúde e trabalho. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, 2024. DOI: 10.12957/mnemosine.2023.85821. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/85821. Acesso em: 22 may. 2025.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>