Experiências de professores na pandemia por covid-19: narratividade e políticas de educação, saúde e trabalho
DOI:
https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.85821Keywords:
Clínicas do trabalho; Cartografia; EducaçãoAbstract
A história da humanidade ficou marcada, em 2020, por um momento de dificuldades e de transformação: a pandemia de COVID-19, complexo obstáculo a ser superado. O trabalho docente teve de ser reinventado pelo ensino remoto. Diante das transformações do processo de ensino-aprendizagem, foi crucial criar espaços de registros das histórias de atividades vivenciadas, que demonstrassem as estratégias realizadas e construídas pelos docentes, propiciando análises das políticas de educação e saúde em suas interrelações. Este trabalho apresenta parte dos resultados da pesquisa que se propôs, pautada em pressupostos das Clínicas do Trabalho, a pensar suas memórias e histórias registradas em uma plataforma virtual aberta construída por três Universidades Brasileiras do sul e do sudeste. Utilizamos o material já publicizado para fomentar a ampliação dessa rede de conversação e análise do trabalho e das políticas de educação e saúde através de levantamento bibliográfico associado ao material narrativo cartografado e arquivado no dispositivo.