Unidade de Terapia Intensiva: Diálogo Interdisciplinar com a Análise Institucional
Λέξεις-κλειδιά:
Análise Institucional, Unidade de Terapia Intensiva, HospitalΠερίληψη
O presente artigo tem como objetivo propor uma análise institucional (AI) das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) a partir de elementos analisadores como as relações sociais e profissionais e as práticas hospitalares desta instituição, buscando revelar os conflitos que são necessários e inevitáveis para transformar o cotidiano muitas vezes cristalizado do ambiente hospitalar. Nesse sentido, primeiramente será abordado, de forma sucinta, o percurso histórico da análise institucional e como ela pode ser utilizada como ferramenta de constituição da realidade. Posteriormente, discorreremos sobre a gênese da instituição hospital e como, historicamente, se dá seu atravessamento pela instituição em análise. Na sequência, descreveremos, a partir de obras da literatura científica, o funcionamento das relações sociais e profissionais dentro das UTI´s, utilizando a compreensão da dinâmica destas relações como analisadores institucionais.Λήψεις
Τα δεδομένα λήψης δεν είναι ακόμη διαθέσιμα.
Λήψεις
Δημοσιευμένα
2011-08-09
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
MELO, Fabiane da Fontoura Messias de; KOGIEN, Moisés; LIMA, Vanessa Aparecida Alves de. Unidade de Terapia Intensiva: Diálogo Interdisciplinar com a Análise Institucional. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41492. Acesso em: 22 μαΐου. 2025.
Τεύχος
Ενότητα
Artigos
Άδεια
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.