Apontamentos para pensar a formação de professores e o currículo na medicalização

Συγγραφείς

  • Daniele Vasco Santos UFPA
  • Flávia Cristina Silveira Lemos UFPA
  • Geise do Socorro Lima Gomes UFPA

Λέξεις-κλειδιά:

medicalização, infância, educação, formação de professores, currículo

Περίληψη

O artigo visa analisar algumas práticas de medicalização da infância e da educação na formação de professores, em especial pelo currículo como uma ordem do discurso, que veicula saber e poder, fabricando sujeitos e subsidiando um mercado neoliberal, baseado na escola como empresa. O biopoder, conceito forjado por Michel Foucault, é importante para a presente análise teórica, em formato de ensaio, das práticas disciplinares e biopolíticas presentes na formação dos professores de crianças, encaminhadas para a realização dos diagnósticos recorrentemente, no Brasil, como um acontecimento analisador da oferta massiva dos saberes biomédicos aos educadores como fosse uma solução mágica para todas as dificuldades da escola e da família no presente.

Λήψεις

Τα δεδομένα λήψης δεν είναι ακόμη διαθέσιμα.

Βιογραφικά Συγγραφέων

Daniele Vasco Santos, UFPA

Psicóloga/UFPA. Mestre em Educação/UFPA. Doutoranda em Educação/UFPA.   

Flávia Cristina Silveira Lemos, UFPA

Psicóloga/UNESP. Mestre em Psicologia Social/UNESP. Doutora em História Cultural/UNESP. Professora adjunta IV de Psicologia Social/UFPA.Docente na Graduação e pós-graduação de Psicologia/UFPA e na Pós-graduação de Educação/UFPA.

Geise do Socorro Lima Gomes, UFPA

Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Doutoranda em Educação/UFPA.  

Δημοσιευμένα

2017-10-13

Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές

SANTOS, Daniele Vasco; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GOMES, Geise do Socorro Lima. Apontamentos para pensar a formação de professores e o currículo na medicalização. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41710. Acesso em: 11 μαΐου. 2025.

Τεύχος

Ενότητα

Artigos

Τα περισσότερο διαβασμένα άρθρα του ίδιου συγγραφέα(s)

1 2 > >>