Apresentação do Dossiê "Vigiar e Punir: 50 anos depois"

Autores

  • Arthur Arruda Leal Ferreira
  • César Pessoa Pimentel Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EICOS – UFRJ)
  • Mateus Thomaz Bayer da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2025.95886

Resumo

O que é um livro que se reencontra cinquenta anos depois? O que é um livro que se lê longe das coordenadas espaço-temporais de sua primeira publicação? Neste meio século de Vigiar e Punir: nascimento da prisão (1975) temos a possibilidade de nos perguntar novamente por tudo isso. Que Vigiar e Punir ainda possa nos mobilizar, isso é da ordem da inquietude, que nos faz recusar os consensos pacificadores que o presente nos apresenta. E assim, buscamos explorar junto a um grupo de autores que acolheu o nosso convite, explorar as heranças que cada qual teve dos problemas, provocações e conceitos deste livro, assim como as formas com que cada qual pôde transformar estes termos direcionando estas ferramentas a um tema e a uma questão presente. Saberá o tenaz espírito crítico fazer dos artigos que aqui apresentamos neste dossiê um discurso, e então extrair, dos acontecimentos em meio aos quais eles agora são lidos, suas batalhas e suas armas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Arruda Leal Ferreira

Professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

César Pessoa Pimentel, Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EICOS – UFRJ)

Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EICOS – UFRJ)

Mateus Thomaz Bayer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGP-UFRJ).

 

Referências

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução: Peter Pál Pelbart. 3a edição ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2017.

FOUCAULT, Michel. História da loucura na Idade Clássica. São Paulo, SP: Perspectiva, 2019.

Downloads

Publicado

2025-12-24

Como Citar

ARRUDA LEAL FERREIRA, Arthur; PESSOA PIMENTEL, César; THOMAZ BAYER, Mateus. Apresentação do Dossiê "Vigiar e Punir: 50 anos depois". Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 1–3, 2025. DOI: 10.12957/mnemosine.2025.95886. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/95886. Acesso em: 4 fev. 2026.