Heliana revoluciona a história? A alegria como prova dos nove da vida militante
DOI:
https://doi.org/10.12957/mnemosine.2024.88563Resumo
Este artigo busca trabalhar a questão da militância centrada na história, conforme o trabalho de Helena Conde Rodrigues, destacando as lutas e as questões atuais deste campo. De modo mais específico, é tomado o caso da história da psicologia, onde é examinada a militância da autora em termos de escritos, cursos, grupos de trabalho e congressos. A conclusão do trabalho aponta para uma forma de militância singular onde o riso e o humor se colocam como armas fundamentais de combate aos lugares comuns e aos usos reificadores da história. Ao final do trabalho é acrescentado como adendo, um programa de um curso sobre história partilhado com Heliana Conde.
Downloads
Publicado
2024-12-13
Como Citar
Arruda Leal Ferreira, A. (2024). Heliana revoluciona a história? A alegria como prova dos nove da vida militante. Mnemosine, 20(1), 82–91. https://doi.org/10.12957/mnemosine.2024.88563
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.