Carta sobre experiências de uma cidade com a loucura

Autori

  • Samara Pimenta Monecchi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.85813

Parole chiave:

Cariacica; Loucura; Serviços Residências Terapêuticos

Abstract

A presente carta – endereçada a todos aqueles interessados e defensores do movimento da Luta Antimanicomial - é fruto da experiência de pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional/UFES, que buscou conhecer como a cidade de Cariacica-ES acolheu a loucura em seus espaços após a abertura dos portões físicos do antigo Hospital Adauto Botelho. E a pesquisa aposta na cidade como via de possibilidade para outras experiências com a loucura que não as de recusa e indiferença. Esta carta convida a experienciar, junto com as histórias narradas e entendendo experiência a partir de Michel Foucault - que explicita que uma experiência é qualquer coisa da qual se sai transformado, no intuito de possibilitar que outras tantas histórias possam ser suscitadas -, histórias de amizade, experimentação, produção de outros possíveis nos espaços da cidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Samara Pimenta Monecchi, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Psicologia Institucional pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

 

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio pós-doutoral em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Pubblicato

2024-07-11

Come citare

MONECCHI, Samara Pimenta; BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Carta sobre experiências de uma cidade com a loucura. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, 2024. DOI: 10.12957/mnemosine.2023.85813. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/85813. Acesso em: 12 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

<< < 1 2 3