A invenção de si como outramento: Biografemas do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.85823Keywords:
Biografemas; Educação; DocentesAbstract
O objetivo principal desta pesquisa foi produzir conhecimentos no âmbito das práticas educacionais, na relação com as experiências vividas por professores/as. O intuito foi resistir ao apagamento de histórias e experiências, tendências neoliberais que prevalecem hoje e insistem em colocar docentes como não sujeitos da e na história nas propostas educacionais em redes públicas de ensino. A contrapelo dessas políticas públicas moldadas e esvaziadas de sentido para esses e essas profissionais em situação de trabalho, busca-se fortalecê-los, na perspectiva de transformação deste presente que está posto e na construção de outros futuros possíveis, com horizontes mais abertos no campo da educação. A proposta de pesquisa nasceu nesse contexto. Inspirada nas leituras de Roland Barhtes tem como estratégia metodológica os biografemas, propostos por esse autor. Os resultados indicam a relevância do narrar histórias em educação, narrar experiências e colocá-las em diálogo para repensar práticas docentes. Narrar favorece o pensar, exercita o pensamento e força o vivido a se recriar no curso da experiência, reposiciona práticas e pode inventar modos outros de ser docente, resistindo às tentativas de apagamento da história que docentes escrevem.