Educação linguística em segunda língua: uma análise comparativa da Swedish Sign Language (SSL) e da Libras
Language education in a second language: a comparative analysis of Swedish Sign Language (SSL) and Libras
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2025.85133Palavras-chave:
Pesquisa comparada, Ensino de língua, Educação linguísticaResumo
Este trabalho compara a educação linguística em segunda língua (L2) na Suécia com a Swedish Sign Language (SSL), e, no Brasil, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Baseado nos pressupostos teóricos da educação linguística (Bagno; Rangel, 2005; Santos, 2010; Tonelli, 2023) e na metodologia de análise de conteúdo, o estudo analisa dados de uma entrevista com um professor surdo da Universidade de Estocolmo. Os resultados revelam similaridades nos aspectos teórico-metodológicos da educação linguística em ambos os países, e diferenças na adoção de diretrizes curriculares, presentes na Suécia e ausentes no Brasil. Conclui-se que, apesar das limitações econômicas, o Brasil promove a educação linguística em Libras de forma proporcional ao que ocorre com a SSL na Suécia.
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