Educação linguística em segunda língua: uma análise comparativa da Swedish Sign Language (SSL) e da Libras

Language education in a second language: a comparative analysis of Swedish Sign Language (SSL) and Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2025.85133

Palavras-chave:

Pesquisa comparada, Ensino de língua, Educação linguística

Resumo

Este trabalho compara a educação linguística em segunda língua (L2) na Suécia com a Swedish Sign Language (SSL), e, no Brasil, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Baseado nos pressupostos teóricos da educação linguística (Bagno; Rangel, 2005; Santos, 2010; Tonelli, 2023) e na metodologia de análise de conteúdo, o estudo analisa dados de uma entrevista com um professor surdo da Universidade de Estocolmo. Os resultados revelam similaridades nos aspectos teórico-metodológicos da educação linguística em ambos os países, e diferenças na adoção de diretrizes curriculares, presentes na Suécia e ausentes no Brasil. Conclui-se que, apesar das limitações econômicas, o Brasil promove a educação linguística em Libras de forma proporcional ao que ocorre com a SSL na Suécia.

Biografia do Autor

Lidia da Silva, Universidade Feceral do Paraná (UFPR)

Doutora e mestra em Linguística (UFSC, 2018) com pesquisa na área de Libras. É professora efetiva do Curso de Graduação em Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Coorde- na o NEL – Núcleo de Ensino de Libras – através do qual, via extensão universitária, propaga a Libras à comunidade curitibana. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB) e da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

Cristina Chen, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduanda em Educação Matemática, com interesse acadêmico na comparação da aquisição de segunda língua entre o Brasil e outras partes do mundo. Como estudante de matemática e descendente de imigrantes taiwaneses, a linguagem desempenha um papel significativo em sua vida cotidiana. Essa exposição despertou seu interesse e proporcionou oportunidades para se aprofundar nos estudos sobre pedagogia, cultura e as influências adotadas por diferentes regiões na aquisição de uma segunda língua.

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Publicado

2025-02-26

Como Citar

da Silva, L., & Chen, C. (2025). Educação linguística em segunda língua: uma análise comparativa da Swedish Sign Language (SSL) e da Libras: Language education in a second language: a comparative analysis of Swedish Sign Language (SSL) and Libras. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 32(64), 70–84. https://doi.org/10.12957/matraga.2025.85133

Edição

Seção

Estudos Linguísticos