Interações sociais e ambientais no desenvolvimento linguístico de bebês: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2025.84967

Palavras-chave:

Interação bebê-ambiente, Desenvolvimento linguístico, Primeira infância, Interações sociais, Fala dirigida ao bebê

Resumo

Esta revisão sistemática investiga como a interação entre bebês e seu ambiente (físico e social) influencia o desenvolvimento linguístico na primeira infância. Utilizando as diretrizes PRISMA, foram selecionados vinte e cinco estudos empíricos que examinam essa interação. Os resultados destacam quatro temas principais: (1) a importância das interações sociais diretas, especialmente de cuidadores, que são mais eficazes na aprendizagem de palavras em comparação com interações mediadas por vídeo ou agentes virtuais; (2) a influência das características da fala dos cuidadores, com a fala dirigida ao bebê (IDS) facilitando o processamento e armazenamento de palavras; (3) a qualidade das interações em ambientes de cuidado e educação, mostrando que interações calorosas e responsivas estão associadas a melhores resultados de desenvolvimento; e (4) o desenvolvimento metalinguístico, em que a habilidade das crianças de refletir sobre a linguagem se desenvolve em paralelo com outras habilidades linguísticas, apoiada por interações sociais e suporte dos cuidadores. Estes achados evidenciam o papel crucial de um ambiente rico em interações sociais de qualidade nos desenvolvimentos linguístico e cognitivo dos bebês.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Duque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Profes- sor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também atua no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Coordena o grupo de pesquisa Ecocognição e Linguagem. É coautor do livro Linguística Cognitiva: em busca de uma arquitetura de linguagem compatível com modelos de armazenamento e categorização de experiências e coorganizador do livro Cognição e Práticas Discursivas.

Referências

ARAUJO, Danielle Mendonça de; SANTOS, Denise Cabrera; LIMA, Maria Cecília Marconi Pinheiro. Cogni- tive, language and motor development of infants exposed to risk and protective factors. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, v. 138, p. 110353, nov. 2020.

BAUMWELL, Lisa; TAMIS-LEMONDA, Catherine; BORNSTEIN, Marc. Maternal verbal sensitivity and child language comprehension. Infant Behavior & Development, v. 20, n. 2, p. 247-258, 1997.

BERGELSON, Elika; SWINGLEY, Daniel. At 6-9 months, human infants know the meanings of many com- mon nouns. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 109, n. 9,

p. 3253-3258, 2012. Disponível em: < https://www.pnas.org/doi/pdf/10.1073/pnas.1113380109>. Acesso em: 22 fev. 2023.

BERISTAIN, Cecilia. Our “Form of Life” Revealed in the Action of Language. In: Langue Et Monde: 32nd International Wittgenstein Symposium. Kirchberg am Wechsel, Austria, 2009. Disponível em: . Acesso em: 9 jun. 2024.

BIGELOW, Ann; ROCHAT, Philippe. Two-Month-Old Infants’ Sensitivity to Social Contingency in Mother-

-Infant and Stranger-Infant Interaction. Infancy: The Official Journal of the International Society on Infant Studies, v. 9, n. 3, p. 313-325, 2006.

DUQUE, P. H. Percepção, Linguagem e Construção de Sentidos: por uma abordagem ecológica da cognição. In: TENUTA, A. M.; COELHO, S. M. (Orgs.). Uma Abordagem Cognitiva da Linguagem: perspectivas teó- ricas e descritivas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2018. p. 31-46.

GOGATE, Lakshmi; BOLZANI, Laura; BETANCOURT, Eugene. Attention to Maternal Multimodal Naming by 6- to 8-Month-Old Infants and Learning of Word–Object Relations. Infancy: The Official Journal of the International Society on Infant Studies, v. 9, p. 259-288, 2006.

GOODMAN, Judith; DALE, Philip; LI, Ping. Does frequency count? Parental input and the acquisition of vocabulary. Journal of Child Language, v. 35, n. 3, p. 515-531, 2008.

GUEDES, Carolina; CADIMA, Joana. The bidirectional interplay between self-regulation and expressive vo- cabulary during toddlerhood. Developmental Psychology, v. 58, n. 9, p. 1652–1664, set. 2022.

HAKUNO, Yoko; HATA, Masahiro; NAOI, Nozomi; HOSHINO, Ei-ichi; MINAGAWA, Yasuyo. Interactive live fNIRS reveals engagement of the temporoparietal junction in response to social contingency in infants. NeuroImage, v. 218, p. 116901, 2020.

HAKUNO, Yoko; OMORI, Takahide; YAMAMOTO, Jun-ichi; MINAGAWA, Yasuyo. Social interaction faci- litates word learning in preverbal infants: Word-object mapping and word segmentation. Infant Behav Dev,

v. 48, p. 65-77, ago. 2017.

MEADOWS, Denis; ELIAS, Gordon; BAIN, John. Mothers’ ability to identify infants’ communicative acts consistently. Journal of Child Language, v. 27, n. 2, p. 393-406, 2000.

MILLER, Jennifer; GROS-LOUIS, Julie. Socially guided attention influences infants’ communicative beha- vior. Infant Behavior & Development, v. 36, p. 627-634, 2013.

MOTAMEDI, Yasamin; MURGIANO, Margherita; PERNISS, Pamela; WONNACOTT, Elizabeth; MAR- SHALL, Chloë; GOLDIN-MEADOW, Susan; VIGLIOCCO, Gabriella. Linking language to sensory experien- ce: Onomatopoeia in early language development. Developmental Science, v. 24, e13066, 2021.

NOMIKOU, Iris; LEONARDI, Giuseppe; ROHLFING, Katharina; RĄCZASZEK-LEONARDI, Joanna. Construc- ting Interaction: The Development of Gaze Dynamics. Infancy and Child Development, v. 25, p. 277-295, 2016.

NOMIKOU, Iris; ROHLFING, Katharina. Language Does Something: Body Action and Language in Mater- nal Input to Three-Month-Olds. IEEE Transactions on Autonomous Mental Development, v. 3, n. 2, pp. 113-128, jun. 2011.

PINTO, Ana Isabel; CADIMA, Joana; COELHO, Vera; BRYANT, Donna; PEIXOTO, Carla; PESSANHA,

Manuela; BURCHINAL, Margaret; BARROS, Silvia. Quality of infant childcare and early infant deve- lopment in Portuguese childcare centers. Early Childhood Research Quarterly, 2019. Disponível em:

<https://repositorio.umaia.pt/bitstream/10400.24/1460/1/2019Pinto_Cadima_Coelho%20et%20al.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2024.

PINTO, Ana Isabel; PESSANHA, Manuela; AGUIAR, Cecília. Effects of home environment and center-based childcare quality on children’s language, communication, and literacy outcomes. Early Childhood Research Quarterly, v. 28, n. 1, p. 94-101, 2013.

PRUDEN, Shannon; HIRSH-PASEK, Kathy; GOLINKOFF, Roberta Michnick; HENNON, Elizabeth. The birth of words: ten-month-olds learn words through perceptual salience. Child Development, v. 77, n. 2, p. 266-280, 2006.

SEIDL, Aamanda; TINCOFF, Ruth; BAKER, Christopher; CRISTIA, Alejandrina. Why the body comes first: effects of experimenter touch on infants’ word finding. Developmental Science, v. 18, n. 1, p. 155-164, 2015.

SINGH, Leher; NESTOR, Sarah; PARIKH, Chandni; YULL, Ashley. Influences of Infant-Directed Speech on Early Word Recognition. Infancy: The Official Journal of the International Society on Infant Studies, v. 14, n. 6, p. 654-666, 2009.

STEELS, Luc. Human language is a culturally evolving system. Psychon Bull Rev, 24, 2017, p. 190–193.

STEELS, Luc. Emergent adaptive lexicons. In: MAES, Pattie et al (ed.). From Animals to Animats 4: pro- ceedings of the fourth international conference on simulating adaptive behavior. Cambridge, MA: The MIT Press, 1996. Disponível em: <https://digital.csic.es/bitstream/10261/128041/1/Emergent%20Adaptive%20Le- xicons.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2024.

STEELS, Luc; KAPLAN, Frederik. Situated grounded word semantics. In: International Joint Conference on Artificial Intelligence, 16., 1999, Stockholm. Proceedings [...]. Stockholm: Morgan Kaufmann, 1999. p. 862- 867. Disponível em: < https://ai.vub.ac.be/~steels/ijcai99.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2024.

TAYLOR, Talbot; VAN DEN HERIK, Jasper. Metalinguistic exchanges in child language development. Lan- guage Sciences, 2021.

TINCOFF, Ruth; JUSCZYK, Peter. Some Beginnings of Word Comprehension in 6-Month-Olds. Psychologi- cal Science, v. 10, n. 2, p. 172-175, 1999.

TSUJI, Sho; FIÉVÉT, Anne-Caroline; CRISTIA, Alejandrina. Toddler word learning from contingent screens with and without human presence. Infant Behavior & Development, v. 63, p. 101553, 2021.

VAN ROOIJEN, Rianne; BEKKERS, Eline; JUNGE, Caroline. Beneficial effects of the mother’s voice on in- fants’ novel word learning. Infancy: The Official Journal of the International Society on Infant Studies, v. 24,

n. 6, p. 838-856, 2019.

VOGT, Paul. Grounding a lexicon in a coordination task on mobile robots. In: POSTMA, E.; GYSSENS, M. (ed.). Proceedings of Eleventh Belgium Netherlands Conference on Artificial Intelligence. Maastricht: Univ. of Maastricht, 1999. Disponível em: <https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&- doi=e48bb5e7ae67ed68bbb3430561bc57c0a75588e8>. Acesso em: 9 jun. 2024.

VOSOUGHI, Soroush; ROY, Brandon; FRANK, Michael; ROY, Deb. Contributions of Prosodic and Distribu- tional Features of Caregivers’ Speech in Early Word Learning. In: Cognitive Science Conference, 32., 2010, CogSci. Proceedings of the 32nd Annual Cognitive Science Conference. Portland, Oregon: Cognitive Science Society, Inc., 2010. p. 1822-1827. Disponível em: < https://dspace.mit.edu/handle/1721.1/71118>. Acesso em: 9 jun. 2024.

VOULOUMANOS, Athena; CURTIN, Suzanne. Foundational tuning: How infants’ attention to speech pre- dicts language development. Cognitive Science, v. 38, n. 8, p. 1675-1686, 2014.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. 2. ed. Tradução José Bruni. São Paulo: Abril Cultural, 1979 [1953]. (Coleção Os Pensadores, v. XLVI).

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

Duque, P. H. (2025). Interações sociais e ambientais no desenvolvimento linguístico de bebês: uma revisão sistemática. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 32(64), 15–29. https://doi.org/10.12957/matraga.2025.84967

Edição

Seção

Estudos Linguísticos