Deise Quintiliano e Roberta Stanke entrevistam EVANILDO BECHARA
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2024.81310Palavras-chave:
Entrevista, Evanildo Bechara, Língua portuguesaResumo
Evanildo Bechara é Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou, por décadas, nos cursos de pós-graduação e de aperfeiçoamento para professores universitários e de ensino fundamental e médio oferecidos pelo Liceu Literário Português, de onde é Vice-Presidente Cultural, além de ministrar palestras sobre Educação e Língua Portuguesa em escolas e universidades dentro e fora do país. É membro do Comitê Científico da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, como representante da Academia Brasileira de Letras; membro da Comissão Nacional do Brasil junto ao Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP); membro da Academia Brasileira de Filologia; Sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa; Doutor honoris causa da Universidade de Coimbra; membro da Société de Linguistique Romane; membro da Academia Brasileira de Letras e da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da mesma instituição; e o representante brasileiro do Acordo Ortográfico vigente. Recentemente, em sua homenagem, foi instituída pelo Instituto de Letras da UERJ a Cátedra Evanildo Bechara, criada para promover eventos sobre Língua Portuguesa e estudos linguísticos no Brasil e em outros países.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.