Metapoesia pictórica: Baudelacroix

Autores

  • Deise Quintiliano UERJ

Palavras-chave:

Metapoesia, Imagem, Intertextualidade, Baudelaire, Delacroix.

Resumo

A relação problemática entre texto e imagem obsedou Charles Baudelaire ao longo de toda a sua vida. Concepções da poesia da imagem e da imagem da poesia constituem uma das maiores preocupações do poeta instaurador do conceito de “modernidade”, manifestando-se, de modo especial, no soneto “Sobre o Tasso na Prisão” - em homenagem à célebre tela de Delacroix sobre o poeta italiano Torquato Tasso (1544-95). Os ecos intertextuais entre a poesia de Baudelaire e a pintura de Delacroix estimulam uma mise-en-scène de trocas entre literatura poética e estética pictórica, convidando-nos a proceder a uma análise que leve em consideração as fecundas contribuições desse diálogo inscrito nas sendas da metapoesia.

Biografia do Autor

Deise Quintiliano, UERJ

Doutora em Letras Neolatinas pela UFRJ/ EHESS de Paris e pós-doutora pelo PPGL da UFRGS. Professora de Le­tras Francesas, na UERJ, é autora de textos versando sobre as relações entre literatura, filosofia, história, cinema, artes e tradução francesa. Lançou os livros: Sartre: Philia e Autobiografia (Rio de Janeiro. São Paulo: Atual, DP&A/Faperj, 2005); Engenho e Arte: Pós-Modernidade e Relatividade em Sartre( Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007); Sartre em Dois Atos: As Moscas e O Diabo e o Bom Deus ( Rio de Janeiro/Petrópolis. DP et Alii/Faperj, 2010). Mais recentemente, publicou os capítulos “Morgenröte einer Begegnung” in Lebendiger Sartre (2009) e “Le Double­singulier: L’Inscription du tragique dans L’Enfant de sable de Tahar Ben Jelloun” in Nouvelles Etudes Francophones, Lincoln: University of Nebraska Press, Vol 25, nº1, (Printemps 2010).

Downloads

Publicado

2010-12-19

Como Citar

Quintiliano, D. (2010). Metapoesia pictórica: Baudelacroix. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(27). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26158