Metapoesia pictórica: Baudelacroix
Palavras-chave:
Metapoesia, Imagem, Intertextualidade, Baudelaire, Delacroix.Resumo
A relação problemática entre texto e imagem obsedou Charles Baudelaire ao longo de toda a sua vida. Concepções da poesia da imagem e da imagem da poesia constituem uma das maiores preocupações do poeta instaurador do conceito de “modernidade”, manifestando-se, de modo especial, no soneto “Sobre o Tasso na Prisão” - em homenagem à célebre tela de Delacroix sobre o poeta italiano Torquato Tasso (1544-95). Os ecos intertextuais entre a poesia de Baudelaire e a pintura de Delacroix estimulam uma mise-en-scène de trocas entre literatura poética e estética pictórica, convidando-nos a proceder a uma análise que leve em consideração as fecundas contribuições desse diálogo inscrito nas sendas da metapoesia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.