Doenças nos discursos sobre economia: um estudo baseado em frames e metáforas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44116

Palavras-chave:

Construção de sentidos e visões de mundo, Frame, Metáfora.

Resumo

Pretendemos descrever, neste artigo, alguns mecanismos discursivos empregados no enquadramento (framing) da situação econômica desfavorável. Para isso, evidenciamos, a partir de excertos de textos, que a escolha lexical de termos como “crise”, “arrocho” e “recessão”, assim como mapeamentos metafóricos, restringem a forma de conceber a situação econômica. No que diz respeito às bases teóricas que subsidiam este trabalho, centramos nossas discussões em torno das noções de frame (DUQUE, 2015, 2017); de metáfora conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980 [2002]); e de metáfora situada e nicho metafórico (VEREZA, 2007, 2010, 2013, 2016). Quanto aos aspectos metodológicos, adotamos, como ferramenta analítica, o modelo de análise de frame (DUQUE, 2015). Utilizamos, como corpus, notícias, reportagens e entrevistas sobre economia em suas versões online. Buscamos demonstrar, ao final, que mecanismos como frames e metáforas apresentam, para além da natureza cognitiva, um teor potencialmente discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilana Souto Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFRN). Mestra em Estudos da Linguagem (UFRN). Especialista em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e Escrita (UFRN). Especialista em Psicopedagogia Institucional (Universidade Anhanguera - Uniderp). Graduada em Letras Língua Francesa e Literatura (UFRN). Graduada em Pedagogia (UnP). Membro do Grupo de Pesquisa Cognição & Práticas Discursivas - C&PD (UFRN).

Paulo Henrique Duque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Letras (Português/ Inglês e Literaturas) pelo Centro de Ensino Superior de Valença (1991), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Modelo Baseado no Uso, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística cognitiva, construções gramaticais, semântica da simulação, e discurso e cognição.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

MEDEIROS, Ilana Souto; DUQUE, Paulo Henrique. Doenças nos discursos sobre economia: um estudo baseado em frames e metáforas. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 27, n. 49, p. 59–80, 2020. DOI: 10.12957/matraga.2020.44116. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/44116. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos