Processo metonímico de categorização básica realizado por crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Piripiri-PI
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2023.70964Palavras-chave:
Linguística Cognitiva, Semântica Cognitiva, Metonímia, Categorização, TEA.Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurobiológica genética que tende a afetar as naturezas cognitivas, comportamentais, sociointeracionais, sensitivas, dentre outras. É por isso que indivíduos com essa condição são propensos a desenvolver transtornos de aprendizagem. Cientes disso, tivemos por objetivo investigar os processos metonímicos de categorização básica em casos de Transtorno do Espectro Autista, articulando-os com os princípios semântico-cognitivos, de modo a averiguar a capacidade semântico-cognitiva, como esses indivíduos categorizam cada objeto e possíveis distinções de resultados entre os questionários verbal e não verbal. Metodologicamente, foram realizadas gravações audiovisuais autorizadas de acordo com o comitê de ética da Universidade Estadual do Piauí (CEP-UESPI), sob o CAAE 07453519.8.0000.5209. Para tanto, utilizamos como fundamentação teórica e analítica os pressupostos da Semântica Cognitiva, da Linguística Cognitiva, do TEA e dos transtornos de aprendizagem. Ao fim da pesquisa, observamos que o processo de categorização metonímico se deu de forma satisfatória, tendo em mente que apresentou mínimas falhas, seja por causa dos níveis de manifestação do espectro seja por interferências de fatores individuais. Percebemos também que o nível de manifestação do espectro interferiu nesse processo, haja vista que o processamento da memória de trabalho dos participantes variou.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.