Biblioteca pessoal: a poética do conto em Jorge Luis Borges a partir da leitura de Julio Cortázar, Edgar Allan Poe e Nathaniel Hawthorne
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2017.26975Palavras-chave:
Conto. Jorge Luís Borges. Poética.Resumo
A leitura que Jorge Luis Borges faz de Cortázar, Poe e Hawthorne é objeto, neste ensaio, para a análise da construção de uma poética do conto, considerando as influências que estes autores exerceram sobre o escritor argentino. Tratando a criação literária como um processo recorrente, circular e concêntrico, apontamos, em nossa investigação, para a constituição de uma escrita baseada em aná- lises que remetem a um sistema de pares literários, sugerindo não somente possibilidades de escrita mas, também, de leitura.
---
DOI: http:/dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.26975
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.