Metapoesia pictórica: Baudelacroix

Autores

  • Deise Quintiliano UERJ

Palavras-chave:

Metapoesia, Imagem, Intertextualidade, Baudelaire, Delacroix.

Resumo

A relação problemática entre texto e imagem obsedou Charles Baudelaire ao longo de toda a sua vida. Concepções da poesia da imagem e da imagem da poesia constituem uma das maiores preocupações do poeta instaurador do conceito de “modernidade”, manifestando-se, de modo especial, no soneto “Sobre o Tasso na Prisão” - em homenagem à célebre tela de Delacroix sobre o poeta italiano Torquato Tasso (1544-95). Os ecos intertextuais entre a poesia de Baudelaire e a pintura de Delacroix estimulam uma mise-en-scène de trocas entre literatura poética e estética pictórica, convidando-nos a proceder a uma análise que leve em consideração as fecundas contribuições desse diálogo inscrito nas sendas da metapoesia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Quintiliano, UERJ

Doutora em Letras Neolatinas pela UFRJ/ EHESS de Paris e pós-doutora pelo PPGL da UFRGS. Professora de Le­tras Francesas, na UERJ, é autora de textos versando sobre as relações entre literatura, filosofia, história, cinema, artes e tradução francesa. Lançou os livros: Sartre: Philia e Autobiografia (Rio de Janeiro. São Paulo: Atual, DP&A/Faperj, 2005); Engenho e Arte: Pós-Modernidade e Relatividade em Sartre( Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007); Sartre em Dois Atos: As Moscas e O Diabo e o Bom Deus ( Rio de Janeiro/Petrópolis. DP et Alii/Faperj, 2010). Mais recentemente, publicou os capítulos “Morgenröte einer Begegnung” in Lebendiger Sartre (2009) e “Le Double­singulier: L’Inscription du tragique dans L’Enfant de sable de Tahar Ben Jelloun” in Nouvelles Etudes Francophones, Lincoln: University of Nebraska Press, Vol 25, nº1, (Printemps 2010).

Downloads

Publicado

2010-12-19

Como Citar

QUINTILIANO, Deise. Metapoesia pictórica: Baudelacroix. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 27, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26158. Acesso em: 15 maio. 2025.