Deise Quintiliano e Roberta Stanke entrevistam EVANILDO BECHARA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2024.81310

Palavras-chave:

Entrevista, Evanildo Bechara, Língua portuguesa

Resumo

Evanildo Bechara é Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou, por décadas, nos cursos de pós-graduação e de aperfeiçoamento para professores universitários e de ensino fundamental e médio oferecidos pelo Liceu Literário Português, de onde é Vice-Presidente Cultural, além de ministrar palestras sobre Educação e Língua Portuguesa em escolas e universidades dentro e fora do país. É membro do Comitê Científico da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, como representante da Academia Brasileira de Letras; membro da Comissão Nacional do Brasil junto ao Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP); membro da Academia Brasileira de Filologia; Sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa; Doutor honoris causa da Universidade de Coimbra; membro da Société de Linguistique Romane; membro da Academia Brasileira de Letras e da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da mesma instituição; e o representante bra­sileiro do Acordo Ortográfico vigente. Recentemente, em sua homenagem, foi instituída pelo Instituto de Letras da UERJ a Cátedra Evanildo Bechara, criada para promover eventos sobre Língua Portuguesa e estudos linguísticos no Brasil e em outros países.

Biografia do Autor

Evanildo Bechara, Acabdemia Brasileira de Letras (ABL)

Filólogo, linguista e lexicógrafo, é Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou, por décadas, nos cursos de pós-graduação e de aperfeiçoamento para professores universitários e de ensino fundamental e médio oferecidos pelo Liceu Literário Português, de onde é Vice-Presidente Cultural, além de ministrar palestras sobre Educação e Língua Portuguesa em escolas e universidades dentro e fora do país. É membro do Comitê Científico da Associação Internacional dos Colóquios da Luso­fonia, como representante da Academia Brasileira de Letras, Membro da Comissão Nacional do Brasil junto ao Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), membro da Academia Bra­sileira de Filologia, Sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Doutor honoris causa da Universidade de Coimbra, membro da Société de Linguistique Romane, membro da Academia Brasileira de Letras e da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da mesma instituição, e o representante brasileiro do Acordo Ortográfico vigente. Recentemente, em sua homenagem, foi instituída pelo Instituto de Letras da UERJ a Cátedra Evanildo Bechara, criada para promover eventos sobre a Língua Portuguesa e estudos linguísticos no Brasil e em outros países.

Deise Quintiliano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Titular em Letras Francesas (Língua e Literatura) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); doutora em Letras Neolatinas (pela UFRJ, com bolsa sanduíche do CNPq pela EHESS de Paris); Membro do PPGL/UERJ, atuando no Mestrado e Doutorado de Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Líder do Gr-pesq/CNPq “Grupo de Estudos Sartrianos”: <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0703217912109695> e Membro do GES (Groupe d’Etu­des Sartriennes de Paris), desde 2001. Pós-doutorado em Letras pela UFRGS (2010). Recebeu bolsa de Pós-Doutorado CAPES/Sênior/Exterior (2013) e com base no convênio de cooperação internacional que assinou entre o IL da UERJ e a UFR (Littérature, Histoire et Sociologie da Université Paris 8), desenvolveu, em 2013, estágio de Pós-doutoramento PROCAD nessa Uni­versidade. Autora da trilogia: Sartre: Philia e Autobiografia, Engenho e Arte: Pós-Modernidade e Relatividade em Sartre, Sartre em dois atos: As Moscas e O diabo e bom deus. Pesquisadora Procientista (UERJ/FAPERJ) desde 2008.

Roberta Stanke, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Titular em Letras Francesas (Língua e Literatura) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); doutora em Letras Neolatinas (pela UFRJ, com bolsa sanduíche do CNPq pela EHESS de Paris); Membro do PPGL/UERJ, atuando no Mestrado e Doutorado de Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Líder do Gr-pesq/CNPq “Grupo de Estudos Sartrianos”: <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0703217912109695> e Membro do GES (Groupe d’Etudes Sartriennes de Paris), desde 2001. Pós-doutorado em Letras pela UFRGS (2010). Recebeu bolsa de Pós-Doutorado CAPES/Sênior/Exterior (2013) e com base no convênio de cooperação internacional que assinou entre o IL da UERJ e a UFR (Littérature, Histoire et Sociologie da Université Paris 8), desenvolveu, em 2013, estágio de Pós-doutoramento PROCAD nessa Uni­versidade. Autora da trilogia: Sartre: Philia e Autobiografia, Engenho e Arte: Pós-Modernidade e Relatividade em Sartre, Sartre em dois atos: As Moscas e O diabo e bom deus. Pesquisadora Procientista (UERJ/FAPERJ) desde 2008. de Graduação em Letras – Português/Alemão, no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) e na área de extensão, coordena, desde 2008, as oficinas de língua alemã em escolas públicas e os cursos de alemão do projeto LICOM/PLIC.

Downloads

Publicado

2024-01-27

Como Citar

Bechara, E., Quintiliano, D., & Stanke, R. (2024). Deise Quintiliano e Roberta Stanke entrevistam EVANILDO BECHARA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 31(61), 193–197. https://doi.org/10.12957/matraga.2024.81310

Edição

Seção

Entrevista/Depoimento