A negociação de objetos de discurso em interação digital polêmica no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2024.77338Palavras-chave:
Referenciação, Interação digital, Modalidade polêmica, TwitterResumo
Este trabalho objetiva investigar de que forma os interlocutores negociam os objetos de discurso ou referentes numa interação digital polêmica via Twitter. O corpus constitui-se das respostas de usuários da referida rede social a um tweet do perfil da Folha de S. Paulo que veicula uma notícia sobre o uso da linguagem neutra pelo governo Lula. Para alcançar o objetivo pretendido, valemo-nos das contribuições teóricas de alguns autores, entre os quais: Amossy (2020), Cavalcante et al. (2020) e Macedo (2018), para abordar as bases teóricas da Teoria da Argumentação no Discurso e de sua interface com a Linguística Textual; Amossy (2017), para tratar da modalidade polêmica de argumentação; e Mondada e Dubois (2003), Custódio Filho (2011) e Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), para discutir o fenômeno da referenciação. Nossa análise revelou que a configuração da modalidade polêmica passa diretamente pelo modo como os interlocutores negociam conflituosamente os referentes mais salientes na interação. Confirmou-se, assim, a proficuidade da interface entre Linguística Textual e Teoria da Argumentação no Discurso.
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