Um estudo sobre as anáforas em hipertextos
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2021.51844Palavras-chave:
Referenciação, anáfora, hipertextoResumo
A literatura sobre os estudos dos processos anafóricos explora, comumente, a retomada de referentes em uma dada materialidade textual. Para além disso, a discussão proposta neste artigo parte da ideia de que os objetos de discurso de um texto podem ser transpostos para outras materialidades linguísticas. Nas construções que caracterizam o hipertexto, por exemplo, apresenta-se uma dinamicidade de referentes que permite essa observação. Por isso, o objetivo desta abordagem é discutir sobre os processos referenciais anafóricos em textos veiculados em situações de hipertexto, cuja característica é a possibilidade de trânsito por diversas superfícies linguísticas. Para fundamentar esta análise, tem-se aporte nos estudos de Mondada e Dubois (2003) e Apothéloz (2003) para tratar da referenciação; Alves Filho et al (2017), Xavier (2010), entre outros autores, a fim de discorrer sobre o hipertexto. Para cumprir com o propósito em questão, foram analisadas notícias em que se percebeu o trânsito de referentes de uma superfície textual para outra. Nessa perspectiva, compreende-se que há espaço para a caracterização do que pode ser chamado de anáfora hipertextual, pois, da análise realizada, constatou-se a criação de uma rede anafórica entre os textos. Com isso, conclui-se que esse estudo pode ampliar o campo de visão dos processos referenciais anafóricos, com base na dinamicidade das anáforas para a construção textual de sentidos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.